Highslide for Wordpress Plugin
Notícias › 03/12/2014

PCr lança cartilha de formação para agentes de pastoral

Interna_cartilhaJá está disponível para venda, nas livrarias Paulus, o novo manual “Formação para agentes da Pastoral Carcerária”. Trata-se de um subsídio formativo para ser lido e estudado pelos grupos da Pastoral em todo o País, especialmente para a formação de novos agentes, debates com quem já está na PCr e também para esclarecer dúvidas diversas sobre o trabalho da Pastoral Carcerária.

“Este material busca preparar as pessoas para o trabalho de Pastoral Carcerária. Informando e orientando sobre como organizar a equipe pastoral até como trabalhar dentro do cárcere, ele também trata das coisas práticas, indispensáveis, que o agente de Pastoral Carcerária não pode omitir. Quem conhece a Pastoral Carcerária vai dizer: ‘nada nesta apostila é novo, tudo já foi dito, comentado e escrito em encontros, em outras apostilas ou em palestras’. Estamos aqui justamente reunindo essas informações, palestras, falas e escritos, de uma maneira mais sistemática, organizada, numa ordem que facilite aos novos agentes entender e melhor se preparar para essa ação missionária”, comenta o Padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, no texto de introdução da cartilha.

As orientações, diretrizes e ações apresentadas na cartilha resultam das experiências dos agentes da Pastoral. “A Palavra de Deus toma o centro de todas as orientações, e, em seguida, junta-se às orientações da vida dos agentes da Pastoral Carcerária, o Magistério da Igreja, as conferências latino-americanas, as conferências da CNBB, a vida das pessoas presas e suas famílias e das pessoas que trabalham no sistema penal”, ressalta o Padre.

Ainda conforme expressa o coordenador nacional da PCr no texto de introdução, “olhar o sistema prisional como algo que vai muito além dos muros das prisões é fundamental para que o agente de Pastoral Carcerária não fique preso à ideia do pecado e da culpa individual, não enxergando, assim, a violência da desigualdade social que cria o encarceramento em massa dos mais pobres e a reprodução da violência e da mentalidade punitiva e vingativa, contrárias às práticas e aos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Foi dentro dessa visão que essa apostila foi elaborada”.

O material está divido em três capítulos: Ver (a realidade da Pastoral Carcerária e da pessoa presa, o que são os direitos humanos e a Pastoral Carcerária); Julgar (mística e espiritualidade; elementos da espiritualidade do agente; Luz da Pastoral Carcerária; Reino de Deus e o Mundo dos Cárceres); e Agir (um mundo sem prisões, como participar da equipe de Pastoral Carcerária, como agir no presídio, trabalho com mulheres no sistema prisional, organização e atividades da pastoral, direitos e deveres da pessoa presa, alternativas à pena de prisão).

Há, ainda, quatro documentos anexos na cartilha: Lista de órgãos públicos e entidades que atuam na realidade carcerária, regimento interno estadual, regimento interno CNBB; e legislação que assegura o direito à assistência e à visita religiosa da pessoa presa.

O material pode ser solicitado nas livrarias e há encomendas pelo site da Editora Paulus. Na compra online o valor promocional está entre R$ 8,80 e R$ 11.


Pastoral Carcerária Nacional – CNBB

Praça Clovis Bevilácqua, 351, conj. 501 – Centro CEP 01018-001 – São Paulo, SP
Tel/fax (11) 3101-9419 – E-mail: imprensa@carceraria.org.br

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados