Highslide for Wordpress Plugin
Notícias › 12/11/2017

PCr do Sub-Regional de Sorocaba realiza reunião para discutir o sistema prisional de SP

No dia 05 de Novembro de 2017  aconteceu a reunião do Sub-Região de Sorocaba da Pastoral Carcerária, em Votorantim (SP).

O encontro ocorreu das 8h às 16h e contou com a presença do coordenador Estadual da PCr-SP/CNBB-SUL1: Deyvid T. Livrini Luiz, do Coordenador do Sub-Regional, Pe. Rubens da Silva Dalmazo e de cerca de 45 agentes da pastoral Carcerária das Dioceses que integram o Sub-Regional.

Após a oração inicial e apresentação dos presentes, Padre Rubens saudou os participantes abrindo os trabalhos. Houve exposição do agente Penitenciário senhor Bandeira, colocando a importância da presença da PCr nas Unidades Prisionais e a necessidade dos bons relacionamentos entre seus membros e os agentes do Sistema Prisional.

A seguir, Deyvid apresentou a realidade atual das Unidades Prisionais do Estado de São Paulo e o atendimento oferecido pela Pastoral Carcerária.

Segundo o coordenador, a realidade é alarmante. O Estado de São Paulo, como em todo o Brasil, está com quase todas as unidades prisionais superlotadas. A População Prisional de São Paulo está próxima a 230 mil pessoas, com um déficit de vagas de aproximadamente 90 mil pessoas.

Entre janeiro e abril de 2016, o estado de São Paulo prendeu 63 mil pessoas. Os problemas decorrentes desta superlotação são condições precárias de saúde, segurança, assistência jurídica, dentre outros. Muitas unidades prisionais ainda não contam com a visita de agentes da pastoral carcerária, o que é um desafio constante.

80% da população carcerária paulista é composta por jovens, pobres, negros ou pardos entre 18 e 29 anos. Cidadãos com baixíssima ou nenhuma escolaridade, ineficaz capacitação profissional e moradores das periferias das grandes e médias cidades.

Diante desse quadro, o número de agentes da pastoral carcerária está aumentando, e em quase todas as dioceses do estado tem uma coordenação diocesana.

Após partilhas por parte dos coordenadores diocesanos sobre as realidades nos cárceres do sub-regional, Padre Rubens fez alguns encaminhamentos e abriu a palavra para os agentes pastorais

A reunião foi muito proveitosa como partilha, discussão de temas atuais e renovação das forças dos agentes da pastoral carcerária para a missão que nos foi confiada. O encontro se encerrou com a Santa Missa e benção dos participantes.


Pastoral Carcerária Nacional – CNBB

Praça Clovis Bevilácqua, 351, conj. 501 – Centro CEP 01018-001 – São Paulo, SP
Tel/fax (11) 3101-9419 – E-mail: imprensa@carceraria.org.br

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados