Highslide for Wordpress Plugin
Notícias › 31/03/2016

Pastoral lança roteiro para celebrações nas prisões no Ano Santo da Misericórdia

Capa_roteiros celebrativos

“É com imensa alegria que a Pastoral Carcerária Nacional (PCr) apresenta este conjunto de roteiros celebrativos, construídos em mutirão e em profundo espírito missionário e profético. O Ano Santo da Misericórdia mobiliza toda a Igreja a estar junto das pessoas mais sofridas e marginalizadas. Para o trabalho pastoral nos cárceres, nossa missão e luta diária contra toda e qualquer forma de violação da dignidade humana não pode nunca prescindir de celebrações e momentos de oração, especialmente dentro dos pavilhões, raios e celas, de mãos dadas com nossos/as irmãos/ãs presos/as”.

O trecho acima é parte da mensagem de apresentação dos roteiros celebrativos que a Pastoral Carcerária passará a distribuir em abril para seus agentes que visitam as prisões. O material também já está disponível para download no Site da PCr Nacional.

CLIQUE E FAÇA DOWNLOAD DO ROTEIRO

A proposta da Pastoral Carcerária ao elaborar este material é oferecer propostas de celebrações dentro do cárcere, junto com as pessoas presas, aprofundando a mística e a espiritualidade do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

No total, são apresentadas sete sugestões de roteiros celebrativos, que podem e devem ser adaptados de acordo com cada realidade e situação. No final do material há dois anexos: um trazendo sugestões de canções litúrgicas e pastorais para as celebrações e outro indicando mais roteiros presentes em outro material da PCr. “O importante, como agentes da Pastoral Carcerária, é sempre privilegiarmos a participação ativa das pessoas presas nas atividades e momentos litúrgicos que desenvolvemos dentro das prisões”, consta no descritivo do material.

“Amigo/a agente da PCr, receba junto com este material o nosso caloroso abraço. Que a Páscoa de Jesus reafirme o nosso compromisso e opção preferencial pelos pobres. Estamos em comunhão e em sintonia evangélica com o nosso Papa Francisco. Sejamos atentos/as às suas palavras: ‘Este Ano Santo traz consigo a riqueza da missão de Jesus que ressoa nas palavras do Profeta: levar uma palavra e um gesto de consolação aos pobres, anunciar a libertação a quantos são prisioneiros das novas escravidões da sociedade contemporânea, devolver a vista a quem já não consegue ver porque vive curvado sobre si mesmo, e restituir dignidade àqueles que dela se viram privados’ (Papa Francisco, Misericordiae Vultus, 16)”, escreve a coordenação da Pastoral Carcerária Nacional ao concluir a apresentação dos roteiros.


FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA


Pastoral Carcerária Nacional – CNBB

Praça Clovis Bevilácqua, 351, conj. 501 – Centro CEP 01018-001 – São Paulo, SP
Tel/fax (11) 3101-9419 – E-mail: imprensa@carceraria.org.br

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados