Highslide for Wordpress Plugin
Notícias › 21/11/2017

Pastoral Carcerária do Maranhão realiza seu encontro estadual na diocese de Caxias

Nos dias de 17 a 19 de novembro de 2017, no Centro Pastoral da Diocese de Caxias, foi realizado o encontro da Pastoral Carcerária do Estado do Maranhão, com a presença de agentes de Açailândia, Balsas, Caxias, Imperatriz, Santa Inês, São Luiz e Timon.

O tema do encontro, “Maria liberta-nos de todas as prisões”, foi escolhido pela coordenação estadual em consonância com o final do ano mariano. O evento contou com a presença do Padre Gianfranco Graziola, Vice Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária.

Em sua intervenção, parafraseando a figura de Maria e sua atitude clara ao lado dos mais pobres, com decisão e firmeza, Gianfranco convocou todos os presentes a colocar na prática o objetivo da Pastoral de “um mundo sem cárceres”.

Como ação concreta, sugeriu o estudo e o trabalho de divulgação da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, convidando a abrir o leque de trabalho, construindo colaborações com movimentos e associações da sociedade civil.

Elucidativa foi também a experiência do Padre Ribamar com os encarcerados. Ele, há alguns anos atrás, desafiou a sociedade de Timon e o próprio judiciário, conseguindo envolver a sociedade num processo de construção de obras sociais, o que resultou na abertura do cárcere para a sociedade, superando preconceitos.

Hoje, vivendo numa paróquia de Caxias, Ribamar tem como sonho realizar projetos alternativos e de reinserção social nas bocas de fumo. No final do dia, a última intervenção do senhor Adilson ajudou os presentes na leitura do documento 105 da CNBB, sobre a vocação dos leigos na Igreja e no Mundo, ocasião para despertar e reanimar a ação pastoral e o compromisso de ser atores de “um mundo sem cárceres”.

Nos dias anteriores à assembleia, o Padre Gianfranco, acompanhado pelo Diácono Pedro, pelas agentes de pastoral Raquel,  Conceição e Raimunda, visitou os estabelecimentos prisionais de Timon e Caxias.

A conclusão da assembleia foi escrita numa carta-mensagem a todas as Igrejas Locais do Maranhão e aos seus pastores. Para ler a carta, clique aqui.


Pastoral Carcerária Nacional – CNBB

Praça Clovis Bevilácqua, 351, conj. 501 – Centro CEP 01018-001 – São Paulo, SP
Tel/fax (11) 3101-9419 – E-mail: imprensa@carceraria.org.br

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados