Suécia reduz número de detentos e fecha cinco unidades prisionais

 Em Notícias

A vertiginosa queda de 6% na quantidade de pessoas presas na Suécia, no comparativo entre 2011 e 2012, levou o governo daquele país a anunciar o fechamento de quatro prisões e de um centro de detenção preventiva, conforme informações publicadas no jornal britânico The Guardian, em 11 de novembro.
Desde 2004, a população carcerária da Suécia apresentava queda anual de 1%. Apesar de as causas da diminuição acentuada ainda serem desconhecidas, Nils Öberg, chefe da prisão e de serviços de liberdade condicional sueco, acredita que a redução decorreu, em parte, ao sistema liberal das prisões do país, onde há maior preocupação com a reabilitação dos presos em vez da punição.
Öberg afirmou que é preciso trabalhar ainda mais para a reabilitação dos presos e na ajuda para que retornem à sociedade. A expectativa, segundo ele, é que a queda na quantidade de pessoas encarceradas continue em 2013 e 2014. “Não estamos no ponto de concluir que essa é uma tendência a longo prazo e que vai ser uma mudança de paradigma”, disse Öberg. “O que temos certeza é de que a pressão sobre o sistema de Justiça criminal tem caído acentuadamente nos últimos anos”, garantiu.
Entrevistado pelo jornal The Guardian, Hanns von Hofer, professor de criminologia da Universidade de Estocolmo, disse que muito da queda nos números das prisões suecas pode ser atribuído a uma recente mudança na política em relação a sanções probatórias no lugar de prisões de curta duração para roubos menores, tráfico de drogas e crimes violentos. Entre 2004 e 2012, o número de detidos por roubo, tráfico e crimes violentos caiu 36%, 25% e 12% respectivamente, disse.
Números do sistema prisional na Suécia, no Brasil e no mundo
Conforme informações do Centro Internacional para Estudos Prisionais (ICPS) há na Suécia 82 unidades prisionais, sendo 50 casas de detenção e 32 centros. Dados de outubro de 2012 dão conta que no país estão presas 6.364 pessoas, o que redunda em uma taxa de 67 presos para cada 100 mil habitantes. Destes, 30% são estrangeiros, 5,8% são mulheres e 0,2% têm menos de 18 anos.
Para comparar: no Brasil, a taxa é de 274 presos para 100 mil habitantes, e a população carcerária, estimada em 550 mil pessoas, supera em 86 vezes a quantidade de pessoas encarceradas daquele país europeu.
Segundo o ICPS, as cinco nações com maior número de prisioneiros do mundo são Estados Unidos, China, Rússia, Brasil e Índia. Os Estados Unidos, com 2.239.751 milhões de presos, têm a maior taxa de presos por 100 mil habitantes do mundo: 716.
Na lista de maior população prisional, a Suécia aparece em 112º lugar. Os países com menos prisioneiros são San Marino, Liechtenstein, Ilhas Faroé, Tuvalu e Ilhas Cook.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo