Seminaristas conhecem as diferentes realidades dos cárceres em São Paulo

 Em Notícias

Interna Missao SeminaristasTerminou em 13 de julho, a Missão de Férias dos seminaristas da Arquidiocese de São Paulo. Durante uma semana, 80 futuros padres estiveram em paróquias, comunidades e casas e também em realidades de maior fragilidade humana, como nos hospitais, prisões e junto às pessoas em situação de rua.
Acompanhados dos agentes da PCr da Arquidiocese de São Paulo, 11 seminaristas realizaram missão junto às pessoas presas. Ao todo, foram 15 unidades prisionais visitadas, entre as quais os CDPs de Pinheiros, Belém e Vila Independência, as penitenciárias femininas da Capital e de Santana, além das unidades prisionais de Franco da Rocha, incluindo os Hospitais de Custodia e de Tratamento Psiquiátrico (HCTPs).
“Os seminaristas entraram nas unidades, visitaram os presos e presas nas celas, nas enfermarias, nas alas de seguro, nas alas de castigos e nos pátios. Escutaram, rezaram, celebraram e viram a realidade em que as pessoas presas se encontram. A acolhida, a alegria em que os seminaristas foram recebidos e os apelos para que voltassem mais vezes e para que a Igreja Católica tivesse uma presença maior no cárcere, foi um apelo constante em todos os presídios”, contou o Padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, que acompanhou os seminaristas.
Ainda segundo Padre Valdir, “em todas as unidades, as presas e os presos se comprometeram rezar pelas vocações, agradeceram muito as visitas e pediram, encarecidamente, que, quando se tornarem padres, não se esqueçam dos presos!”.
Durante o encontro dos seminaristas com o Cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, no dia 13, foram partilhadas as experiências da Missão.
Para o seminarista Luiz Carlos Ferreira Tose Filho, durante a Missão de Férias, “um dos momentos mais marcantes foi quando rezamos junto aos irmãos que estavam no castigo. Foi um momento de grande emoção! É perceptível como Deus não desiste do ser humano e como o ser humano se entrega à graça de Deus quando é tudo o que possui”, disse em entrevista ao jornal O SÃO PAULO, da Arquidiocese de São Paulo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo