Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Seminário ‘Justiça e Direito Igual para Todos’ acontece no sábado, dia 31

 em Notícias

Com o foco de refletir sobre a democratização e o acesso ao Sistema Judiciário brasileiro, a Coordenação Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo realiza no sábado, 31 de agosto, das 9h às 16h, no Centro Pastoral São José (Avenida Álvaro Ramos, 366, próximo à estação Belém do metrô), o seminário “Justiça e Direito Igual para Todos”.

A partir de reflexões de facilitadores, entre os quais, já confirmados, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e a defensora pública Luciana Zaffalon, serão tratados aspectos sobre o que é a Justiça no Brasil, canais de acesso e caminhos para democratização do Judiciário, e o perfil das decisões da Justiça no Brasil.

Com base nas reflexões realizadas, os participantes do encontro, elaborarão, em grupos temáticos, análises críticas sobre o Sistema Judiciário, também levando em conta os engajamentos pastorais e sociais em que estão envolvidos, a recorrente criminalização das pessoas mais pobres, bem como a proposta de uma Justiça Restaurativa.

De acordo com Marcelo Naves, agente da Pastoral Carcerária de São Paulo, o debate sobre o Sistema Penitenciário Brasileiro é urgente. “Especialmente quando queremos criar diferentes formas da democratização dos espaços de justiça que estejam muito além da prisão, do encarceramento massivo, da intolerância do Estado para com os pobres e da criminalização das lutas e movimentos sociais. O seminário, portanto, visa a pensar formas novas de resolução de conflitos que não sejam relacionadas com a vingança, mas sim com o perdão”, analisa.

Em carta-convite para o evento, dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e referencial do Serviço da Caridade, Justiça e Paz, comentou que as “estruturas sociais, políticas e econômicas orientadas pela justiça e pela fraternidade são necessárias para a promoção da vida, da dignidade, das alegrias e das esperanças dos homens e das mulheres”.

Os interessados em participar do Seminário ainda podem ser inscrever pelo e-mail justicaedireitoigualparatodos@gmail.com. Outras informações pelo telefone (11) 3151-4272, na secretaria da Pastoral Carcerária de São Paulo.

Recommended Posts

Deixe um comentário