Questão prisional e espiritualidade são tratados por PCr na Diocese de Joinville

 Em Notícias

A Pastoral Carcerária da Diocese de Joinville (SC) realizou, em 30 de junho, um encontro em Mafra, no norte catarinense, com agentes da PCr que atuam naquela cidade e também em Joinville e Jaraguá do Sul.
A atividade, assessorada pelos padres Dulcio Araújo e Ademir Bauler, foi iniciada com a acolhida dos participantes e a leitura de uma mensagem enviada por dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville.
Na sequência, o diácono Antônio realizou palestra sobre o tema da espiritualidade, com a temática “Como usamos o nosso tempo? Porque tantas pessoas estão presas?O que as levaram a essa situação? Quem é Jesus para nós?”.
Durante o encontro, foram repercutidos assuntos sobre a questão prisional e carcerária, como a recente instalação da Defensoria Pública em Santa Catarina, inicialmente com 45 funcionários; e a carta enviada pelo padre Valdir João Silveira, coordenador da Pastoral Carcerária, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, com propostas para a redução da população carcerária e a valorização das práticas de Justiça Restaurativa.
Também comentou-se sobre a viabilização de formações sobre Justiça Restaurativa em Santa Catarina, a distribuição de apostilas para cada comarca da diocese com subsídios para trabalhar com os presos; e o uso pelos agentes da pastoral do YOUCAT, o catecismo jovem, que poderá ser levado aos cárceres.
A troca de experiências também foi marcante no encontro. Os representantes das comarcas apresentaram os trabalhos realizados nas pastorais de suas cidades.
“Já é o segundo encontro diocesano realizado neste ano aqui na serra. É preciso exaltar a garra desta equipe. Não importa o frio e chuva ou tratamento de saúde. As dificuldades na missão destes apóstotolos (as) de hoje nos presídios os capacitam para enfrentarem as diversidades do dia a dia com garra, coragem, fé e perseverança”, comentou o padre Dulcio.
Veja fotos do encontro

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo