Programa Justiça Capixaba destaca projeto idealizado pela PCr de São Mateus (ES)

 Em Notícias

Interna_superior_Semeando_LiberdadeO Projeto Semeando a Liberdade, idealizado pela Pastoral Carcerária de São Mateus, no Estado do Espírito Santo, em parceria com a Cáritas Diocesana de São Mateus, que visa garantir à pessoa presa a oportunidade de cumprir sua pena com dignidade e ingressar novamente na vida social e comunitária, foi alvo de reportagem do Programa Justiça Capixaba, da TV Justiça do Espírito Santo.
Lançado oficialmente em fevereiro de 2014, o Projeto é mantido em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça; a Associação Semeando a Liberdade e as empresas Leão Alimentos, Trop Frutas e Reviver.
Atualmente, 14 presos da Penitenciária Regional de São Mateus estão no Projeto, trabalhando em uma fazenda com o cultivo de frutas, especialmente maracujá, além de hortaliças e goiaba.
Interna_inferior_Yeda_semeando_liberdadePara trabalhar na fazenda, os presos são avaliados por uma equipe multidisciplinar. O Projeto garante a remissão da pena aos participantes e um salário mínimo por mês. Até o momento não foi registrado qualquer incidente entre os participantes; e a iniciativa também tem contribuído para a diminuição do índice de reincidência criminal na Comarca de São Mateus.
“Nossa Pastoral discute muito como fazer esse trabalho de ocupação do preso. Esperamos que esse projeto seja uma sementinha e que dela brote em outros presídios a preocupação com os internos, para um presídio mais acolhedor, onde exista o preso, o diretor, a sociedade civil, o juiz, e que todos sentem na mesma mesa, conversem, comam juntos, partilhem as dificuldades e angústias e assim a gente vai construindo uma sociedade mais justa”, afirmou Yeda Apolinário, coordenadora diocesana da Pastoral Carcerária de São Mateus.
 
CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo