Presos na Itália e na Argentina ouvem mensagens do Papa

 Em Notícias

Como antecipação das iniciativas previstas para o Ano Jubilar da Misericórdia, que terá início em dezembro, um grupo de 50 detentos da seção penal do complexo penitenciário de Rebibbia, situado na periferia leste de Roma, visitou os Jardins Vaticanos, a Basílica de São Pedro e os Museus Vaticanos, em 13 de setembro.
Durante a visita aos Museus Vaticanos, os detentos tiveram como guia o diretor dos museus, Antônio Paolucci. Às 12h, o grupo se encontrava na Capela Sistina para ouvir o Ângelus do Papa Francisco, uma oportunidade única para eles.
“Essas emoções permanecem em nosso coração e em nossa mente por um longo tempo. Para os presos, claramente, isso assume um valor particular, pois em vez de transcorrer mais um dia dentro da prisão, puderam participar de uma visita que lhes foi oferecida, neste domingo, dia em que normalmente os Museus Vaticanos estão fechados. Isso emocionou os detentos que se sentiram parte desse evento excepcional”, disse na entrevista à Rádio Vaticano, o Diretor do Cárcere de Rebibbia, Stefano Ricca, que acompanhou o grupo ao Vaticano.
Para Carmine, um dos detentos que participou das atividades, foi um dia especial. “Fomos acolhidos muito bem, algo difícil para um preso na sociedade, pois somos sempre vistos com olhos particulares. Hoje, fomos tratados como uma personalidade importante. Foi uma emoção para todos nós. Estávamos falando sobre isso: algo indescritível!”

Mensagem a jovens detentos argentinos
Em 11 de setembro, o Papa Francisco telefonou para a Argentina e falou com os jovens detentos de um cárcere da cidade de La Plata, que estão cursando uma oficina de escritura.
“Boa tarde, jovens! É o Papa Francisco, falando de Roma!”, disse o Pontífice, começando a conversa e assinalando que “lhe falaram muito bem da grande força de ir em frente dos jovens presos”.
“Não há nada pior do que um jovem aposentado antes do tempo”, completou Francisco, incentivando-os a seguir avante porque “a vida precisa deles”.
Os jovens são presos na Unidade 45 Melchor Romero, que hospeda internos de 18 a 25 anos e se situa na periferia de La Plata, província de Buenos Aires.
Quando era arcebispo de Buenos Aires, o então Cardeal Bergoglio costumava visitar as prisões da capital argentina e depois de sua eleição como Pontífice, um de seus primeiros gestos durante a Semana Santa de 2013 foi visitar um centro de detenção de menores e lavar os pés de 12 jovens.

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo