Presos já podem se inscrever no 3º Concurso Internacional de Arte

 Em Notícias

A associação sem fins lucrativos “Art and Prison”, sediada em Berlim, na Alemanha, já iniciou as inscrições de trabalhos para o 3º Concurso Internacional de Arte, que tem como tema “Medio Metro Cuadrado de Libertad” (Meio Metro Quadrado de Liberdade).
Podem participar mulheres, homens e jovens encarcerados em todo mundo, que deverão se inscrever até 30 de setembro. Os vencedores serão conhecidos em novembro deste ano, e a premiação acontecerá no dia 28 do mesmo mês: 1º colocado – 1.000 Euros; 2º Colocado – 500 Euros; 3º Colocado 250 Euros; e do 4º a 10º colocado – 100 Euros.
Um dos requisitos para participar do concurso é o de enviar as obras com um tamanho máximo de 60×80 centímetros – apenas meio metro quadrado de liberdade, já que a proposta é poder articular uma visão desta mesma liberdade. Podem ser inscritos desenhos, pinturas e artes gráficas.
“A realidade cotidiana dos presos e as condições carcerárias em que vivem são pouco conhecidas, sobretudo quando se trata das mulheres e suas crianças. As ‘obras dos cárceres’ são um espelho da sociedade e deixam pegadas em nossas vidas. Uma instituição carcerária, portanto, é sempre um ‘reflexo da sociedade’ em que vivemos. Confrontar-se com sua própria culpabilidade não se limita ‘ao mundo atrás das grades’. Só pode resultar da liberdade do próprio sujeito. Esta liberdade poderia ser e o é: a liberdade da arte”, comenta Cornelia Harmel, curadora da Art and Prison.
Um júri internacional irá selecionar e decidir os ganhadores. Os trabalhos serão julgados pela originalidade, adequação e relação ao tema e qualidade artística.
O concurso tem o patrocínio da Cruz Vermelha da Alemanha e do ator Michael Mendl. Não há taxa para participação, mas os organizadores não custearão os valores de envio e transporte das obras.
Cada inscrito receberá um certificado de participação no concurso. A Art and Prison poderá exibir as obras que receber, e em caso de venda de alguma, os recursos se destinarão à promoção de atividades culturais, sociais e artísticas relacionadas diretamente com os problemas específicos do cárcere, das famílias dos presos e das vítimas dos delitos que cometeram.
Os trabalhos devem ser enviados para: Verein Art and Prision e.V/ St. Marien Liebfrauen/ Wrangelstrasse 50/5/ D-10997 Berlin, Alemania.
No envelope da obra é obrigatório constar o nome do participante, nacionalidade, endereço e país, nome do local onde está preso, título da obra, assinatura, medidas, técnica utilizada e data do envio.
Todas as dúvidas podem ser esclarecidas, em idioma espanhol, pelo e-mail contact@artamdprison.org ou no telefone (49172) 543-5573. Saiba mais detalhes em www.artandprison.org.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo