Secretário da Congregação para os bispos visita CDP de Pontal

 Em Notícias

A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) comunicou, em 19 de agosto, em seu site, que o secretário da Congregação da Congregação para os Bispos, Dom Ilson de Jesus Montanari, que atua no Vaticano, realizou visita ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal, em 22 de julho.Secretario do Vaticano visita prisao
Nascido em Sertãozinho (SP), cidade próxima a Pontal, Dom Ilson foi ao CDP acompanhado dos padres Ivonei Adriani Burtia e Thiago José Barbosa Oliveira dos Santos, respectivamente pároco e vigário da Paróquia São João Batista, de Sertãozinho, que integram a Pastoral Carcerária local.
Semanalmente, a equipe da Pastoral Carcerária visita o CDP e há celebração de missa com os presos. Atualmente, a unidade prisional está superlotada, com 971 presos, onde a capacidade é para 847 detentos em regime fechado e provisório.
Essa realidade de superlotação carcerária predomina em todo o país, por isso, a Pastoral Carcerária Nacional avalia ser urgente “fechar as comportas do sistema penal e estancar as ‘veias abertas’ do sistema prisional brasileiro com a adoção de medidas efetivas de desencarceramento, de abertura do cárcere para a sociedade e de mitigação de danos enquanto houver prisões”, conforme consta na AGENDA NACIONAL PELO DESENCARCERAMENTO.
Segundo as informações do site da SAP, Dom Ilson reuniu os servidores, refletiu acerca dos trabalhos de reintegração social em unidades penais e destacou o valor de cada funcionário. Ele também conheceu a horta, o pavilhão de trabalho e o interior do Pavilhão Habitacional 4, onde conversou e ouviu histórias de alguns presos.
No fim da visita, Dom Ilson orou e abençoou os presos. A visita do arcebispo levou reflexões aos funcionários e detentos do CDP de Pontal, que puderam estar próximos de alguém diretamente ligado ao Papa. Dom Ilson agradeceu a recepção e disse que levaria a experiência ao Papa Francisco.
Fontes: SAP e Arquidiocese de Ribeirão Preto

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo