PCr-SP participa de seminário nacional sobre Educação no Sistema Prisional

 Em Notícias

Wilson_Pastoral_Carceraria_SPA Câmara dos Deputados, no âmbito da Comissão de Educação da Câmara Federal, promoveu em 29 de abril, em Brasília (DF), um seminário sobre Educação no Sistema Prisional.
Presidida pelo deputado Glauber Braga (PSB/RJ), a Comissão ouviu representantes das secretarias estaduais de Educação dos governos do Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.
Também foram ouvidos especialistas ligados ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), UNESCO, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Departamento Penitenciário Nacional/Ministério da Justiça, além da Pastoral Carcerária, na pessoa de Wilson Roberto Batista (na foto, ao microfone), membro da coordenação do estado de São Paulo.
A PCr, entre outros apontamentos, ressaltou a preocupação com uma prática de violação de direitos humanos por parte do Estado, como a baixa oferta de educação para as pessoas privadas de liberdade (no estado de São Paulo, segundo dados oficiais, apenas 6% da população encarcerada participa de atividades educacionais), por exemplo, em que cidadãos e cidadãs são discriminados pela sua condição perante o sistema judiciário.
Outro registro feito pela Pastoral foi a Ação Civil Pública movida pela Ação Educativa, Conectas Direitos Humanos, Defensoria Pública de São Paulo, PCr Nacional,  Instituto Práxis e ITTC, na defesa do direito humano à educação e sua oferta junto à Penitenciária Feminina de Santana.
“O Seminário foi uma ótima oportunidade para a Pastoral Carcerária de dialogar com várias instituições ao mesmo tempo, a saber: a Câmara Federal, Ministério da Justiça, Ministério da Educação, CONSED, representantes de governos estaduais, Sindicato de Professores do DF, entre outros presentes ao evento”, opinou Wilson Batista.
 
 
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo