PCr realiza o 1º Encontro do Sub-regional de Botucatu em 2016

 Em Notícias

BotucatuNa manhã de 5 de março, no Centro Catequético Dom Osvaldo Giuntini, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, realizou-se o 1º Encontro do Sub-regional de Botucatu da Pastoral Carcerária em 2016. Na oportunidade, participaram 42 agentes de Pastoral das dioceses de Araçatuba (3), Assis (2), Bauru (9), Lins (7), Ourinhos (8) e da anfitriã Marília (13).
O coordenador do Sub-regional, Padre Orlando Almeida (Assis), acolheu os agentes e conduziu os momentos iniciais de oração do Encontro, que trouxe a oração da Campanha da Fraternidade de 1997, que teve como tema “Fraternidade e os Encarcerados”. Ainda foi feita uma reflexão do serviço pastoral baseado em Lucas 7, 36-50, sendo enfatizado o entendimento de que a misericórdia é gratuita e não ocorre por mérito, assim como a compreensão de que as visitas aos encarcerados e encarceradas promovem obras corporais da misericórdia.
Após esse momento, os representantes diocesanos fizeram breve relato do trabalho que foi desenvolvido como Pastoral nessas seis dioceses ao longo de 2015. Dificuldades vivenciadas pelas equipes na ação pastoral em decorrência de arbitrariedades nas unidades penitenciárias praticadas pelos agentes públicos foi destacada em muitos dos relatos, uma vez que as próprias normas publicadas pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária não são respeitadas em alguns aspectos.
Outro ponto bastante discutido foi a qualificação e atendimento das diretrizes da Pastoral Carcerária em âmbito da Província Eclesiástica. Nisso foi apontado a preocupação em construir a ação pastoral num formato missionário, profético e ecumênico, em que a espiritualidade e o engajamento político e social se complementem.
Vale destacar também observação feita pelos agentes de que o trabalho no Sub-regional da PCr segue num crescente, a despeito das dificuldades encontradas.
Houve a definição do tema do encontro de formação anual do Sub-regional, que ocorrerá em 9 de julho. Após consulta aos participantes, foi consensuado algo sobre a atualização/reciclagem e mística da Pastoral Carcerária, remetendo à assembleia estadual, que ocorrerá entre 1º e 3 de abril, em São José dos Campos (SC).
Como de costume, prevaleceu um espírito de comunhão e serviço entre os oito padres, as duas religiosas, os três diáconos, o seminarista e os demais leigos presentes, acolhidos fraternalmente pela equipe coordenada pelo Padre Ademilson Ferreira, coordenador diocesano de pastoral e agente da PCr.
O Encontro encerrou-se com a Oração para o Jubileu extraordinário da Misericórdia, proposto pelo Papa Francisco, e com um alegre e saboroso almoço entre os participantes, que posteriormente, rumaram para suas dioceses comprometidos em seguir a caminhada pastoral de evangelização.
 
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo