PCr participa do 1º Encontro Nacional de Comitês de Prevenção e Combate à Tortura

 Em Notícias

A Secretaria Nacional de Direitos Humanos realizou entre os dias 9 e 10 de maio de 2013 o primeiro encontro nacional de comitês de prevenção e combate à tortura. O encontro, que ocorreu em Brasília, contou com a presença de membros dos comitês de todo o Brasil, entre eles membros da sociedade civil, profissionais das áreas de psicologia e saúde, como também promotores de justiça, defensores públicos e juízes.
O encontro serviu não só para aproximar os membros dos comitês de todo o país, mas também para debater temas importantes relacionados à tortura e seu enfrentamento. O primeiro dia teve um aspecto mais formativo, com a apresentação de palestras e resultados de pesquisas recentes sobre a violência institucional e a opinião pública, bem como orientações sobre como elaborar relatórios. O segundo dia esteve voltado à partilha de experiências e a oficinas práticas sobre como identificar e apurar casos de tortura.
A Pastoral Carcerária teve uma participação ativa no encontro, com voluntários representantes de comitês de vários estados do país. A Pastoral apresentou um painel, por meio de seu assessor José de Jesus Filho, sobre como monitorar locais de privação de liberdade tendo em vista a necessidade de proteção das vítimas de tortura.
O encontro reforçou a ideia da necessidade de a Pastoral Carcerária preparar encontros próprios para a capacitação de seus agentes sobre como prevenir e identificar casos de violência institucional e demais violações de direitos humanos contra presos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo