Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

PCr participa de encontro de conselhos da comunidade na Bahia

 em Notícias

Com o tema “Afirmação dos direitos humanos na realidade local”, foi realizado entre 30 e 31 de agosto, o 1º Encontro dos Conselhos da Comunidade para Assuntos Penais de Vitória da Conquista e Região Sudoeste da Bahia.

A proposta do encontro, realizado no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado, foi fortalecer os direitos humanos na realidade local, estimular a criação e o funcionamento dos conselhos da comunidade nos municípios do sudoeste baiano, além de refletir sobre o papel do Judiciário e da Defensoria Pública na execução penal, bem como sobre a realidade dos hospitais carcerários e outros temas pertinentes ao sistema prisional brasileiro.

Entre magistrados, advogados, defensores e promotores públicos, agentes da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória da Conquista marcaram presença na atividade, tendo a companhia da irmã Petra Silvia Pfaller, vice-coordenadora nacional da Pastoral Carcerária.

Irmã Petra participou de um dos grupos de reflexão do encontro, o que tratou sobre o “papel e atribuições do conselho da comunidade e a importância dos movimentos sociais na construção do sistema carcerário”. Além da irmã, também foram debatedoras neste grupo Valdirene Daufemback, ouvidora do Departamento Penitenciário Nacional, e a psicóloga Monalisa dos Santos Barros.

No evento também foram realizadas quatro palestras, com temáticas sobre os direitos humanos em manicômios e prisões; possibilidades de intervenção da comunidade no sistema carcerário; controle social e políticas públicas no sistema prisional; e a realidade do encarceramento em Vitória da Conquista e no sudoeste baiano.

Também foi denunciada a situação do Presídio Nilton Gonçalves, onde há, entre outras situações, registros de revista vexatória.  Autoridades locais e nacionais se comprometeram a agir diante da degradante situação a que estão submetidos encarcerados e seus familiares.

ASSISTA À REPORTAGEM SOBRE O EVENTO

Recommended Posts

Deixe um comentário