PCr participa de encontro de conselhos da comunidade na Bahia

 Em Notícias

Com o tema “Afirmação dos direitos humanos na realidade local”, foi realizado entre 30 e 31 de agosto, o 1º Encontro dos Conselhos da Comunidade para Assuntos Penais de Vitória da Conquista e Região Sudoeste da Bahia.
A proposta do encontro, realizado no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado, foi fortalecer os direitos humanos na realidade local, estimular a criação e o funcionamento dos conselhos da comunidade nos municípios do sudoeste baiano, além de refletir sobre o papel do Judiciário e da Defensoria Pública na execução penal, bem como sobre a realidade dos hospitais carcerários e outros temas pertinentes ao sistema prisional brasileiro.
Entre magistrados, advogados, defensores e promotores públicos, agentes da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória da Conquista marcaram presença na atividade, tendo a companhia da irmã Petra Silvia Pfaller, vice-coordenadora nacional da Pastoral Carcerária.
Irmã Petra participou de um dos grupos de reflexão do encontro, o que tratou sobre o “papel e atribuições do conselho da comunidade e a importância dos movimentos sociais na construção do sistema carcerário”. Além da irmã, também foram debatedoras neste grupo Valdirene Daufemback, ouvidora do Departamento Penitenciário Nacional, e a psicóloga Monalisa dos Santos Barros.
No evento também foram realizadas quatro palestras, com temáticas sobre os direitos humanos em manicômios e prisões; possibilidades de intervenção da comunidade no sistema carcerário; controle social e políticas públicas no sistema prisional; e a realidade do encarceramento em Vitória da Conquista e no sudoeste baiano.
Também foi denunciada a situação do Presídio Nilton Gonçalves, onde há, entre outras situações, registros de revista vexatória.  Autoridades locais e nacionais se comprometeram a agir diante da degradante situação a que estão submetidos encarcerados e seus familiares.
ASSISTA À REPORTAGEM SOBRE O EVENTO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo