Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

PCr lança cartilha de formação para agentes de pastoral

 em Notícias

Interna_cartilhaJá está disponível para venda, nas livrarias Paulus, o novo manual “Formação para agentes da Pastoral Carcerária”. Trata-se de um subsídio formativo para ser lido e estudado pelos grupos da Pastoral em todo o País, especialmente para a formação de novos agentes, debates com quem já está na PCr e também para esclarecer dúvidas diversas sobre o trabalho da Pastoral Carcerária.

“Este material busca preparar as pessoas para o trabalho de Pastoral Carcerária. Informando e orientando sobre como organizar a equipe pastoral até como trabalhar dentro do cárcere, ele também trata das coisas práticas, indispensáveis, que o agente de Pastoral Carcerária não pode omitir. Quem conhece a Pastoral Carcerária vai dizer: ‘nada nesta apostila é novo, tudo já foi dito, comentado e escrito em encontros, em outras apostilas ou em palestras’. Estamos aqui justamente reunindo essas informações, palestras, falas e escritos, de uma maneira mais sistemática, organizada, numa ordem que facilite aos novos agentes entender e melhor se preparar para essa ação missionária”, comenta o Padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, no texto de introdução da cartilha.

As orientações, diretrizes e ações apresentadas na cartilha resultam das experiências dos agentes da Pastoral. “A Palavra de Deus toma o centro de todas as orientações, e, em seguida, junta-se às orientações da vida dos agentes da Pastoral Carcerária, o Magistério da Igreja, as conferências latino-americanas, as conferências da CNBB, a vida das pessoas presas e suas famílias e das pessoas que trabalham no sistema penal”, ressalta o Padre.

Ainda conforme expressa o coordenador nacional da PCr no texto de introdução, “olhar o sistema prisional como algo que vai muito além dos muros das prisões é fundamental para que o agente de Pastoral Carcerária não fique preso à ideia do pecado e da culpa individual, não enxergando, assim, a violência da desigualdade social que cria o encarceramento em massa dos mais pobres e a reprodução da violência e da mentalidade punitiva e vingativa, contrárias às práticas e aos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Foi dentro dessa visão que essa apostila foi elaborada”.

O material está divido em três capítulos: Ver (a realidade da Pastoral Carcerária e da pessoa presa, o que são os direitos humanos e a Pastoral Carcerária); Julgar (mística e espiritualidade; elementos da espiritualidade do agente; Luz da Pastoral Carcerária; Reino de Deus e o Mundo dos Cárceres); e Agir (um mundo sem prisões, como participar da equipe de Pastoral Carcerária, como agir no presídio, trabalho com mulheres no sistema prisional, organização e atividades da pastoral, direitos e deveres da pessoa presa, alternativas à pena de prisão).

Há, ainda, quatro documentos anexos na cartilha: Lista de órgãos públicos e entidades que atuam na realidade carcerária, regimento interno estadual, regimento interno CNBB; e legislação que assegura o direito à assistência e à visita religiosa da pessoa presa.

O material pode ser solicitado nas livrarias e há encomendas pelo site da Editora Paulus. Na compra online o valor promocional está entre R$ 8,80 e R$ 11.

Recommended Posts

Deixe um comentário