PCr em Belém premia presos por pinturas sobre o Círio de Nazaré

 Em Notícias

1911 Interna_LibertartA Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Belém (PA) anunciou em 13 de novembro, o nome dos três vencedores do Libert´Art 2013, um concurso de pintura realizado desde 2007 com a meta de incluir os detentos nas atividades da Igreja durante a tradicional celebração do Círio de Nazaré.
O concurso, encerrado com a cerimônia de premiação no Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua (PA), teve um total de 41 obras inscritas, de presos de 15 unidades prisionais instaladas no Estado do Pará.
Segundo o arcebispo de Belém, dom Aberto Taveira, “a finalidade é contribuir para a reinserção social dos recuperandos, com resgate da sua dignidade moral, social e cristã, da autoestima e da realização pessoal de cada um, partindo da descoberta de um potencial artístico em muitos adormecido, ou então possibilitando a expressão pessoal por meio da arte”.
A obra vencedora foi feita pelo preso P.H.M, do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, e chama-se “Virgem Bondosa” (capa da reportagem na home-page).
Encarcerado há mais de dois anos, P.H.M, só aprendeu técnicas de pintura meses antes do concurso,por meio de um curso há distância. Devoto de Nossa Senhora de Nazaré, o preso disse ter participado para homenagear à padroeira dos paraenses. “Nunca tive oportunidade de fazer nada de forma artística pra demonstrar a minha fé, mas depois da prisão, quando comecei a trabalhar com pintura, decidi fazer uma homenagem para Nossa Senhora de Nazaré”, contou.
Segundo P.H.M, a pintura que fez remete à fé dos devotos no Círio. “As mãos formam o manto da Virgem de Nazaré. A ideia original faz alusão à união dos povos e busca trazer a manifestação da fé do Círio para dentro da igreja, representada pelo vitral da Basílica. O Círio é uma data em que a fé é construída durante os demais dias do ano, em que os devotos se congregam na igreja”, explicou.
Os demais premiados foram N.R, do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará, com a obra “O Despertar de Uma Fé”; e G.S, da Casa do Albergado, com a obra “As Fitas da Fé”.
Os presos I.P, da Colônia Penal Agrícola de Santo Izabel, com a pintura “Os quatro cantos da fé”; e M.L, do Centro de Recuperação Mariano Antunes, com a obra “Rogai por nós”, receberam menção honrosa.
As 41 obras participantes do Libert´Art 2013 farão parte de uma exposição itinerante em órgãos públicos e instituições privadas do Estado. Depois, as três obras premiadas no concurso vão compor o acervo do Museu do Círio. As demais serão vendidas a preços definidos pela curadoria do evento, sendo os valores destinados aos autores.
Fonte: Agência Pará de Notícias

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo