Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Pastoral Carcerária nas ondas do rádio

 em Notícias

Interna superior radioEle é o companheiro de quem fica em casa e também daqueles que vão ao trabalho de ônibus, trem ou carro. Fala de coisas alegres e tristes, informa, diverte, alerta. O rádio, o meio de comunicação inventado há mais de um século, está mais atual do que nunca, hoje sendo ouvido em celulares, tablets e também nos tradicionais radinhos de pilha.

Em seu projeto de evangelização a partir das realidades das prisões brasileiras, a Pastoral Carcerária tem se utilizado de espaços em rádios do país para falar de suas ações e propósitos em programas regulares e boletins noticiosos.

Desde fins de setembro, por exemplo, a Pastoral Carcerária Nacional veicula na rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz), da Arquidiocese de São Paulo, um boletim noticioso semanal com as principais ações da PCr pelo país. O boletim, com até 2 minutos e 30 segundos de duração, vai ao ar toda a segunda-feira, durante dois programas: Igreja em Notícias, das 7h30 às 8h; e Ciranda da Comunidade, das 18h30 às 19h.

E quem perder o horário da apresentação, pode ouvir o boletim sonoro da semana, a partir de quarta-feira, em arquivo de áudio (podcast) no Site da Pastoral Carcerária – http://carceraria.org.br/audios. Neste endereço, grupos da Pastoral que tenham programas de rádio pelo Brasil podem fazer download do conteúdo, editar e apresentar nas emissoras que participam.

Pastoral Carcerária em emissoras pelo país

Conforme levantamento da assessoria de imprensa da Pastoral Carcerária, ao menos em quatro estados, além de São Paulo, a PCr tem espaço em programas de rádio para divulgar suas ações e refletir sobre a realidade carcerária local e no Brasil.

Em Boa Vista (RR), o Padre Gianfranco Graziola, vice-coordenador nacional da PCr, apresenta às quintas e sextas-feiras, das 19h30 às 20h, na Rádio Monte Roraima FM (107,9 MHz) – que também pode ser ouvida em www.monteroraimafm.com.br – o programa “Justiça e Paz se abraçarão”, que embora não seja especificamente da Pastoral, recorrentemente noticia questões relacionadas à realidade das prisões. Aos domingos, às 6h e 16h, o Padre apresenta programas religiosos nessa mesma emissora.

Em Belo Horizonte (MG), a PCr e outras pastorais têm espaço para divulgar suas iniciativas no programa Frequência Cidadã, que vai ao ar, todo sábado, das 8h30 às 10h, pela rádio América (AM 750 kHz), a emissora da Arquidiocese.

“Neste programa, a Pastoral participa muito, sempre levando temas de formação e informação – revista vexatória, auxílio reclusão etc. – a todos os ouvintes dos 28 municípios da Arquidiocese e outros”, conta Maria de Lourdes, coordenadora da Pastoral Carcerária em Minas Gerais, estado onde, segundo ela, a Pastoral tem espaço em programas de rádio em outras cidades.

interna inferior radioA Pastoral Carcerária também está no rádio em Aracaju (SE) e com programa próprio: “Gente Livre”, que vai ao ar todos os sábados, das 16h30 às 17h, na rádio Cultura de Sergipe (AM 670 kHz).

E em Joinville (SC), a Pastoral também tem programa próprio: “Voltando para o Pai”, que vai ao ar todas as quintas-feiras, das 16h30 às 17h, na rádio Arca da Aliança (AM 1.480 kHz), que pode ser ouvida ainda em www.arcadaalianca.com.br.

Também em Santa Catarina, na capital Florianópolis, a PCr está no rádio com o programa “Jesus Liberta”, que vai ao ar todos os sábados, das 19h às 20h, pela rádio Cultura (AM 1.110 kHZ), também ouvida em http://mobin.hol.es/radiocultura/index.html. O programa existe desde 2004, e atualmente é apresentado por Newton Almeida, que já passou pela prisão e hoje coordena a oficina de serigrafia “Estampa livre”, da PCr de Florianópolis, no Presídio Masculino de Florianópolis.

Seu grupo de Pastoral Carcerária está no rádio?

Então nos diga o nome do programa, rádio em que veiculado e em que dia e horário, através do e-mail imprensa@carceraria.org.br. Todos os conteúdos de áudios disponíveis no Site da PCr Nacional podem ser utilizados nestes programas.

Recommended Posts

Deixe um comentário