Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Pastoral Carcerária e FBAC realizam encontro em São Paulo

 em Notícias

A Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária e representantes da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), federação que congrega as APACs do Brasil, reuniram-se no dia 09 de setembro para debater a relação entre as duas entidades e identificar temas relevantes para ambas organizações. Estiveram no escritório nacional da Pastoral o presidente da FBAC, Dr. Valdeci Antônio Ferreira, e seu gerente administrativo, Roberto Donizetti.

A Pastoral Carcerária é um serviço da Igreja Católica no Brasil, preocupada em prestar assistência religiosa e promover a defesa dos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade. As APACs são uma iniciativa de católicos motivados por um tratamento mais humano aos que se encontram encarcerados, assumindo diretamente a execução penal de algumas unidades prisionais.

As duas entidades reafirmaram o compromisso de respeito e convivência mútuos e de que, embora ambas sejam formadas por voluntários católicos prestando serviços aos encarcerados, são autônomas, possuem missão e métodos distintos e, portanto, não devem ser confundidas nem por seus voluntários nem por autoridades públicas.

Os representantes de ambas entidades exteriorizaram o desejo de ter um mundo sem prisões e se colocaram contrários à privatização dos presídios, pela qual a pessoa humana e sua liberdade se tornam objeto de lucro. Também partilharam a indignação com relação às condições carcerárias atuais, em que prevalecem a superlotação, a tortura e outras formas de violações contra pessoas privadas de liberdade.

Os participantes expressaram o receio de que governantes busquem legitimar-se por meio de parcerias tanto com a Pastoral Carcerária quanto com a FBAC sem que isso resulte em redução do encarceramento em massa em favor da criação de oportunidades para condenados e a superação de uma justiça retributiva por uma justiça restaurativa.

Veja também:

http://www.fbac.org.br/index.php/noticias-site/693-pastoral

Recommended Posts

Deixe um comentário