Pastoral Carcerária comemora 20 anos na Arquidiocese de Passo Fundo (RS)

 Em Notícias

Passo Fundo Interna SuperiorCelebrando a caminhada percorrida e as diversas vidas transformadas, a Pastoral Carcerária festejou, em 8 de abril, 20 anos de atuação na Arquidiocese de Passo Fundo, localizada no Estado do Rio Grande do Sul.
Uma das presenças marcantes do encontro foi a de Miguel Feldens, que há 44 anos trabalha na Pastoral Carcerária de Santa Cruz do Sul. Miguel, que partilhou algumas de suas vivências nestas mais de quatro décadas, afirmou que tem como principal motivação a alegria de ver a reintegração de muitos aprisionados. “Lutamos cada vez mais pela quebra do preconceito, a mobilização da comunidade e o apoio do poder público”, ressaltou.
Além de comemorar os 20 anos de seu primeiro encontro diocesano e, portanto, de constituição, a Pastoral Carcerária realizou no dia 8 três homenagens a agentes fundamentais da sua história: Dom Urbano Allgayer, Padre João Gheno e Darcy Vassali.
Dom Urbano José Allgayer, bispo emérito de Passo Fundo, recebeu os agradecimentos da Pastoral pela criação da Paróquia São Francisco de Assis, a partir especialmente da necessária orientação espiritual aos encarcerados do Presídio Regional de Passo Fundo. O Bispo louvou a Deus pela força no caminho trilhado e lembrou quando visitava semanalmente o presídio. “Que cresçam os frutos da justiça e diminuam aqueles que penam nos cárceres”, rogou.
Passo Fundo Interna inferiorA atuação do Padre João Gheno em mais de 50 anos de Pastoral em Carazinho também foi valorizada pela equipe arquidiocesana. Ao receber a homenagem, Padre Gheno declarou: “Não recebo somente em meu nome, mas quero repartir com tantos que fazem parte desta história. O que fazemos não é só para quem está nos presídios, mas para toda a sociedade”, concluiu. O terceiro homenageado do dia foi Darcy Vassali, agente da Pastoral Carcerária há mais de 20 anos.
A comemoração dos 20 anos finalizou com uma celebração eucarística presidida por Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano de Passo Fundo. Durante a homilia, o arcebispo reforçou a importância da cultura do encontro, tal como em Emaús. “Precisamos ir ao encontro daqueles que não podem vir, crescendo na compreensão, perdão e misericórdia, sabendo perdoar de coração como Deus perdoa a todos nós”.
 
Fonte: Victória Holzbach/Arquidiocese de Passo Fundo
VEJA FOTOS DA COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo