Na Paraíba, PCr reflete missão e condições carcerárias locais

 Em Notícias

PCr ParaíbaA Pastoral Carcerária do Estado da Paraíba realizou entre 4 e 6 de abril seu Encontro Estadual, em Santa Fé, no município de Solânea, com a participação de 40 pessoas, entre os quais cinco padres. Mesmo não estando presente, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo de Guarabira (PB) e integrante da presidência do Regional Nordeste 2, enviou seu apoio moral e financeiro ao evento.
O encontro, demarcado por momentos de formação espiritual, pastoral, social e jurídica, foi assessorado pelo professor Gustavo Batista, titular do curso de Direito da UFPB. Ele alertou os participantes para o discurso de que o sistema está falido: “sim, para a sua finalidade, não para a produção de mercado, sobretudo na sua relação com a droga que tem atingido a tantas pessoas”, observou.
Durante a reflexão, se discutiu temas como a realidade da prisão, sua finalidade e como se encontra hoje, a chamada ressocialização falada nos estados, que a Pastoral prefere chamar de inclusão social, uma vez que a causa da prisão é a exclusão social seguida de uma política de encarceramento em massa. Participantes do encontro, de forma muito interativa, colaboraram com perguntas e reflexões.
No domingo, 6, último dia de atividades, foram tratados assuntos da organização interna da Pastoral, tomando por base o mais recente manual de formação cristã da Pastoral Carcerária.Cada agente recebeu um exemplar para leitura e aprofundamento. Também se falou sobre a necessidade da formação permanente dos atuais e dos novos agentes.
Uma experiência nova que apareceu durante o encontro foi sobre os programas de rádio que a Pastoral Carcerária tem feito. “As rádios comunitárias estão espalhadas em todas as cidades e a Igreja tem sempre um espaço e devemos aproveitar dessas iniciativas para divulgarmos o trabalho realizado como também a realidade carcerária a partir da nossa ótica de pastoral”, comentou o padre Bosco Nascimento, coordenador estadual da PCr.
O padre também avaliou que “quem participou do encontro saiu muito feliz com o nível de reflexão do nosso colaborador, pela clareza, simplicidade e o conteúdo de alto nível em relação a toda a problemática prisional no Brasil e no mundo” e destacou que a atividade, realizada há 19 anos, só acontece graças ao comprometimento dos agentes nas dioceses.
“Em cada encontro, os agentes se percebem mais fortalecidos e animados para a continuidade do trabalho pastoral. Sem mérito nenhum de nossa parte, agentes da Pastoral Carcerária são referência onde estão, quando se trata da comunidade encarcerada e sempre são chamados pelos familiares e também pelas pessoas privadas de liberdade”, complementou o padre.
O encontro estadual de 2015 será na cidade de Patos, no sertão da Paraíba, a pedido do dispo diocesano, dom Eraldo Bispo, que quer participar do encontro e acolher as outras dioceses.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo