Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Na Arquidiocese de São Paulo, PCr planeja ações do ano

 em Notícias

A coordenação arquidiocesana da Pastoral Carcerária se reuniu, em 7 de fevereiro, para traçar as principais linhas de ação deste ano. O encontro foi iniciado com uma breve análise da conjuntura do sistema prisional, com destaque para o crescimento acelerado da população carcerária no País. Após relembrar as ações dos últimos anos e ter em conta as observações dos agentes pastorais ao final 2013, se estabeleceu três frentes de ação para 2014.

DIGITAL CAMERAUma delas é a visita aos cárceres, tendo atenção à formação e preparação dos agentes para execução dos trabalhos com enfoque na Justiça Restaurativa, Catequese, Estudo Bíblico e Evangelização Cristã.

O trabalho com egressos, familiares, paróquias e comunidades também será destacado, auxiliando egressos e seus familiares na obtenção de direitos básicos. Ao mesmo tempo, se estimulará nas paróquias e comunidades reflexões sobre a realidade carcerária também para conseguir novos agentes e colaboradores da Pastoral.

Outro enfoque das ações será o combate ao encarceramento em massa, o fim da tortura e a democratização de acesso ao Judiciário. Os agentes pastorais serão convidados a refletir sobre a conjuntura excludente e punitiva, especialmente sobre os pobres, jovens e negros.

Para atingir tais objetivos, serão criadas equipes para trabalhar e refletir temas específicos sobre tais realidades.

Participaram do encontro o coordenador arquidiocesano e nacional da Pastoral, padre Valdir João Silveira; o vice-coordenador, Marcelo Naves; o secretário arquidiocesano, Deyvid T. Livrini Luiz; os coordenadores nas regiões episcopais – padre Eugênio Luiz de Barros (Sé), Eliana Rocha (Santana) e Nice Rocha (Brasilândia) -; os agentes de pastoral Durval Dutra, Catarina Heinolde e Caroline Braga; a advogada Ana Beatriz Guimarães Passos e o secretário estadual da Pastoral, Adolfo Oliosi.

No sábado, 15 de fevereiro, das 8h30 às 11h30, haverá a primeira reunião de formação continuada para agentes da Pastoral Carcerária arquidiocesana. “Iremos refletir e partilhar nossas experiências, buscando cada vez mais o aperfeiçoamento de nossa missão evangelizadora nos cárceres”, comenta o padre Valdir.

A atividade será no Centro Pastoral São José (Avenida Álvaro Ramos, 366, próximo ao metrô Belém), e também tratará sobre o novo manual de formação cristã da pastoral, “Agentes da Pastoral Carcerária – Discípulos e Missionários de Jesus Cristo”.

Recommended Posts

Deixe um comentário