Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

MP de Santa Catarina vai apurar denúncias de maus-tratos em presídio

 em Notícias

O Ministério Público de Santa Catarina instaurou no dia 5 deste mês inquérito civil para apurar denúncias de maus-tratos e tortura no presídio regional de Joinville, localizado na região norte daquele estado. As informações são do portal G1.

De acordo com autora do inquérito, a promotora de Justiça, Simone Cristina Schultz, o objetivo é apurar a situação de presos supostamente submetidos à tortura durante uma operação realizada em 18 de janeiro de 2013. Além do inquérito, um processo administrativo foi aberto pelo Departamento de Administração Prisional (Deap) e um inquérito Penal é conduzido pela Polícia Civil para investigar as mesmas denúncias.

Se forem comprovadas violações, o inquérito pode resultar em ação civil pública cobrando investimentos prometidos pelo estado no presídio e até indenizações por dano moral aos presos que sofreram tortura.

O caso passou a ser investigado após a divulgação de um vídeo, no qual agentes armados e vestidos de preto atiraram balas de borracha e bombas de efeito moral em detentos, que estavam organizados em fila, sem roupa, ajoelhados e com a cabeça virada para a parede.

Segundo o Deap, todos os agentes envolvidos foram afastados. Após a divulgação, a Secretaria de Estado de Segurança Pública catarinense afirmou que o caso pode estar relacionado com a onda de ataques no estado.

Veja a reportagem completa no portal G1


Recommended Posts

Deixe um comentário