Legalização das drogas, uma questão de direitos humanos?

 Em Notícias

Refletir sobre a política de combate às drogas na Paraíba, no Brasil e no mundo, enfocando o contexto histórico da droga, o processo de criminalização e a análise empírica da conjuntura atual são os objetivos da monografia “Legalização das drogas, uma questão de direitos humanos”, de autoria de Guiany Campos Coutinho, agente da Pastoral Carcerária da Paraíba.
CLIQUE E LEIA A ÍNTEGRA DA MONOGRAFIA
O trabalho realizado sob a orientação do professor Giuseppe Tosi, apresentado por Guiany para a conclusão do Curso de Especialização em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, se deu por meio de leituras, sondagens e observações realizadas em alguns presídios da Paraíba e no CAPs – Centro de Atenção Psicossocial, instituição pública estadual que trata dos usuários abusivos de drogas.
“Diante da problemática estudada, onde aparece claramente a falta de controle do comércio ilegal das drogas no mundo inteiro, a proposta de legalizar as drogas atualmente consideradas ilícitas deve ser tomada em consideração como uma alternativa possível e menos nociva para a humanidade do que o atual proibicionismo. Esta hipótese é feita tendo como embasamento teórico a proposto liberal do pensador Milton Friedman segundo o qual a legalização das drogas é um mal menor diante da hipocrisia representada pela atual situação que não impede o crescimento do consumo, da criminalidade e da repressão inócua. É possível que, se um dia a descriminalização se generalizar, tenham que ser enfrentados sérios problemas com o aumento do número de dependentes; mas, talvez, o custo econômico e social da prevenção e do tratamento será muito menor do que manter a proibição ao consumo, tendo de militarizar a periferia do mundo desenvolvido para combater, sem sucesso, a única beneficiária da proibição: uma máfia cada vez mais poderosa, perigosa e globalizada”, consta no texto de apresentação da monografia.
No trabalho acadêmico, Guiany defende também que se fortaleçam os elos do dependente químico com a comunidade para que ele receba apoio para deixar o vício, e se aumente a oferta terapêutica, quer em regime ambulatorial, quer em regime de internamento. Para ela, a legalização das drogas diminuiria o tráfico, “não só por restringir a procura, mas também por diminuir o envolvimento dos usuários de drogas com o tráfico. Como se sabe, os usuários de drogas são aproveitados pelos traficantes como mão-de-obra barata para a realização das tarefas mais visíveis e, por isso, mais sujeitas à repressão”.
“Tenho a convicção de que defendendo a legalização das drogas estou defendendo os direitos mais fundamentais do ser humano: a vida, a liberdade e a segurança.  É urgente refletir e avaliar com coragem e ousadia, para tentar mudar o rumo da história de violência que vive humanidade”, afirma Guiany na conclusão do artigo.
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo