Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

1º Encontro de padres e diáconos da PCr do Regional Nordeste II acontece em Olinda

 em Notícias

1506 Padres e DiaconosO 1º Encontro de Padres e Diáconos da PCr do Regional Nordeste II, que compreende as dioceses nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, aconteceu nos dias 6 e 7 de junho na cidade de Olinda (PE), na casa Recanto do Pescador.

Além de Dom José Luiz Salles, bispo referencial para as pastorais sociais e que acompanha a Pastoral Carcerária no Regional, participaram padres e diáconos atuantes na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, bem como o articulador das pastorais sociais do Regional, Marcos Aurélio Bezerra, a secretaria regional das Pastorais Sociais, Gloria Melo, e a secretaria da PCr Regional Nordeste II, Guiany Campos Coutinho.

Durante o encontro, houve partilha da atuação, das atividades, e da situação de cada realidade. Guiany relatou um pouco sobre a questão da mulher presa e da preocupação da PCr em organizar equipes nos estados e dioceses sobre tema.

O Padre João Bosco apresentou um documento produzido a partir do Encontro de Pastoral Carcerária do Cone Sul, com o título “O Sonho de Deus, um mundo sem prisões”. O documento começa fazendo uma análise da situação atual das prisões, e conclui que a prisão é literalmente uma instituição falida: não dá respostas à redução de violência nem da criminalidade; funciona tão somente para punir e segregar pobres, pretos e excluídos. Nesse contexto, é preciso pensar alternativas à pena de prisão.

Na ocasião, também houve uma breve apresentação da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, e fornecido o endereço no site da PCr Nacional.

O texto apresentado suscitou uma reflexão positiva entre os participantes sobre várias questões que envolvem a prisão.

Marcus Aurélio Bezerra informou a todos sobre a possibilidade de fazer projetos para adquirir recursos para formação e aquisição de equipamentos para o trabalho de Pastoral Carcerária.

Como encaminhamento, ficou sugerido que se possa visitar as dioceses do Regional se tratando da articulação da PCr com os padres e diáconos, tendo em vista a ampliação do número e a formação de agentes de PCr. Também foi sugerido que se trate a articulação da PCr com outras pastorais, a exemplo da Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Catequese etc.

Ficou agendada para o dia 28 de novembro, no mesmo local, um encontro mais amplo com representantes dos quatro estados para tratar de grupos específicos da mulher presa e dos doentes mentais, além de outras questões mais urgentes. A coordenação irá se encontrar em 13 e 14 de julho para articular e pensar o encontro como também como introduzir e ampliar os trabalhos da PCr no Regional.

Com informações de Guiany Campos Coutinho

FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

Recommended Posts

Deixe um comentário