Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Em reuniões no interior, PCr de São Paulo reflete o agir pastoral nos cárceres

 em Notícias

capa interna superior reuniao PCr CatanduvaNa cidade de Catanduva (SP), em 6 de setembro, os integrantes da coordenação da Pastoral Carcerária de São Paulo se reuniram com os assessores da PCr no estado e com seu bispo referencial no Regional Sul 1 da CNBB,Dom Otacílio Luziano da Silva, para tratar e encaminhar ações acerca dos principais temas ligados aos trabalhos pastorais no cárcere.

Durante a atividade, reiterou-se o compromisso com a defesa da vida, com enfoque especial nos direitos humanos dos encarcerados. Dom Otacílio, presidindo o encontro, lembrou a todos que a principal tarefa da PCr é ser presença de Jesus Cristo e da Igreja no cárcere.

As discussões abordaram temas diversos, como a Formação Cristã no Cárcere, Saúde e Educação no Sistema Prisional, Justiça Restaurativa, Mulheres presas, com o auxílio dos seguintes assessores para cada tema:

Formação Cristã – José Aparecido Dinallo (Diocese de Taubaté), Padre Fábio Vieira (Diocese de Catanduva), Padre Valdocir Aparecido Raphael (Diocese de Guarulhos) e Diácono Carlos Alberto Barbosa Santos (Arquidiocese de Campinas); Educação nos Presídios – Wilson Roberto Batista (Diocese de Marília); Administração e Projetos Financeiros – Giorgio Gilioli; Mulher presa – Irmã Luiza Maria (Arquidiocese de Sorocaba); e Saúde nos presídios – Irmã Ideni Bernardes (Diocese de Catanduva).

O coordenador estadual da PCr, Deyvid Livrini, apresentou um breve parecer sobre a situação da Pastoral no estado, onde está presente em 37 dioceses. Além dele, dos assessores e de Dom Otacílo, participaram do encontro a vice-coordenadora estadual, Antônia Alexandrina (Diocese de Mogi das Cruzes) e o secretário executivo estadual, Adolfo Oliosi (Arquidiocese de São Paulo).

Encontro com o Sub-Regional RPI da Pastoral, em Franca

2409 Interna inferior PCr em FrancaEm 13 de setembro, na Diocese de Franca, com a presença do bispo diocesano, Dom Paulo Roberto Beloto, os integrantes da coordenação da Pastoral Carcerária do Regional Sul 1 se reuniram com os agentes da PCr atuantes no Sub-Regional RPI.

Os principais temas tratados foram a situação atual do sistema prisional e as iniciativas para a formação cristã no cárcere e a justiça restaurativa.

Deyvid Livrini, coordenador estadual da PCr, falou sobre a atual situação do sistema Prisional Paulista e apresentou aspectos do Manual de Formação Cristã no Cárcere.

Adolfo Oliosi, secretário executivo estadual da Pastoral, refletiu sobre a Justiça Restaurativa, e colheu avaliação dos participantes, que fizeram tal curso promovido no ano passado para 40 agentes em todo estado.

A atividade ainda contou com a presença do Defensor Público de Franca, Dr. Wesley Sanches Pinho, que tirou dúvidas jurídicas e se colocou à disposição da PCr local.

Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB, esteve rapidamente no encontro levando sua bênção e palavras de incentivo aos integrantes da PCr. Dom Paulo Roberto Beloto celebrou missa com os participantes, exortando-os a continuar esse trabalho da Igreja em favor dos menos favorecidos.

Recommended Posts

Deixe um comentário