Em reuniões no interior, PCr de São Paulo reflete o agir pastoral nos cárceres

 Em Notícias

capa interna superior reuniao PCr CatanduvaNa cidade de Catanduva (SP), em 6 de setembro, os integrantes da coordenação da Pastoral Carcerária de São Paulo se reuniram com os assessores da PCr no estado e com seu bispo referencial no Regional Sul 1 da CNBB,Dom Otacílio Luziano da Silva, para tratar e encaminhar ações acerca dos principais temas ligados aos trabalhos pastorais no cárcere.
Durante a atividade, reiterou-se o compromisso com a defesa da vida, com enfoque especial nos direitos humanos dos encarcerados. Dom Otacílio, presidindo o encontro, lembrou a todos que a principal tarefa da PCr é ser presença de Jesus Cristo e da Igreja no cárcere.
As discussões abordaram temas diversos, como a Formação Cristã no Cárcere, Saúde e Educação no Sistema Prisional, Justiça Restaurativa, Mulheres presas, com o auxílio dos seguintes assessores para cada tema:
Formação Cristã – José Aparecido Dinallo (Diocese de Taubaté), Padre Fábio Vieira (Diocese de Catanduva), Padre Valdocir Aparecido Raphael (Diocese de Guarulhos) e Diácono Carlos Alberto Barbosa Santos (Arquidiocese de Campinas); Educação nos Presídios – Wilson Roberto Batista (Diocese de Marília); Administração e Projetos Financeiros – Giorgio Gilioli; Mulher presa – Irmã Luiza Maria (Arquidiocese de Sorocaba); e Saúde nos presídios – Irmã Ideni Bernardes (Diocese de Catanduva).
O coordenador estadual da PCr, Deyvid Livrini, apresentou um breve parecer sobre a situação da Pastoral no estado, onde está presente em 37 dioceses. Além dele, dos assessores e de Dom Otacílo, participaram do encontro a vice-coordenadora estadual, Antônia Alexandrina (Diocese de Mogi das Cruzes) e o secretário executivo estadual, Adolfo Oliosi (Arquidiocese de São Paulo).
Encontro com o Sub-Regional RPI da Pastoral, em Franca
2409 Interna inferior PCr em FrancaEm 13 de setembro, na Diocese de Franca, com a presença do bispo diocesano, Dom Paulo Roberto Beloto, os integrantes da coordenação da Pastoral Carcerária do Regional Sul 1 se reuniram com os agentes da PCr atuantes no Sub-Regional RPI.
Os principais temas tratados foram a situação atual do sistema prisional e as iniciativas para a formação cristã no cárcere e a justiça restaurativa.
Deyvid Livrini, coordenador estadual da PCr, falou sobre a atual situação do sistema Prisional Paulista e apresentou aspectos do Manual de Formação Cristã no Cárcere.
Adolfo Oliosi, secretário executivo estadual da Pastoral, refletiu sobre a Justiça Restaurativa, e colheu avaliação dos participantes, que fizeram tal curso promovido no ano passado para 40 agentes em todo estado.
A atividade ainda contou com a presença do Defensor Público de Franca, Dr. Wesley Sanches Pinho, que tirou dúvidas jurídicas e se colocou à disposição da PCr local.
Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB, esteve rapidamente no encontro levando sua bênção e palavras de incentivo aos integrantes da PCr. Dom Paulo Roberto Beloto celebrou missa com os participantes, exortando-os a continuar esse trabalho da Igreja em favor dos menos favorecidos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo