Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Em reunião ampliada, Conser apresenta ações para o Ano do Laicato

 em Notícias

No dia 16 de novembro, na sede do episcopado paulista, em São Paulo, o Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou sua Reunião Ampliada .

O evento contou com a presença dos bispos das oito sub-regiões, dos padres subsecretários e dos representantes de pastorais e organismos vinculados ao Regional Sul 1 da CNBB.

De acordo com o padre secretário executivo, padre João Deschamps, na primeira parte da reunião, a reflexão foi em torno da avaliação da 39ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), realizada entre os dias 20 a 22 de outubro deste ano, em Itaici (Vila Kostka), município de Indaiatuba (SP).

O tema dessa Assembleia foi “O Protagonismo dos Cristãos Leigos e Leigas na Vida da Igreja e da Sociedade”. A segunda parte da reunião consistiu na apresentação dos relatórios das Sub-Regiões Pastorais, dos Organismos e das Pastorais.

Deyvid T. Livrini Luiz, coordenador estadual da Pastoral em São Paulo, representou a entidade. Ele expôs dados sobre o sistema carcerário no Brasil e São Paulo, avaliou a situação da Pastoral Carcerária no Estado, lembrando as principais datas e eventos deste ano, como a missa em Aparecida ocorrida em outubro.

Além disso, o coordenador da pastoral analisou a situação das mulheres encarceradas e apresentou a Agenda Nacional pelo Desencarceramento como proposta da Pastoral alternativa ao modelo de encarceramento em massa que temos hoje.

Em seguida, foram apresentadas as sugestões de ações para a celebração do ano do laicato nas dioceses do regional Sul 1, feitas na Assembleia das Igrejas. Cada Sub-Região estabeleceu para si duas ações prioritárias. A abertura será na festa de Cristo Rei, que este ano será celebrada dia 26 de novembro e segue até a mesma festa em 2018.

*Com informações da CNBB

Últimos posts

Deixe um comentário