Em Erexim (RS), Pastoral Carcerária reflete sobre justiça restaurativa

 Em Notícias

Os agentes da Pastoral Carcerária da Diocese de Erexim (RS) reuniram-se em 15 de junho, no Centro Diocesano de Pastoral, para um estudo sobre justiça restaurativa.
Após um momento de oração, conduzida pela coordenadora diocesana da pastoral, Olinda Detoni, o padre Cezar Menegat, assessor diocesano da PCr, acolheu a todos e explicou o objetivo do encontro, de iniciar um processo de organização da Escola de Perdão e Reconciliação (ESPERE), na diocese.
Na sequência, dom José Gislon, bispo de Erexim, motivou que a pastoral continue a missão de testemunhar Jesus Cristo nos ambientes prisionais, cuidando da vida e da dignidade humana, e reassaltou a presença da Igreja junto aos encarcerados, contribuindo para que se regenerem.
Irmã Imelda Jacoby, coordenadora da PCr no Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), refletiu sobre o tema da justiça restaurativa, que é uma proposta vivenciada pela pastoral, e que se constitui num caminho de conversão, pela prática da acolhida, do perdão e da reconciliação, superando a violência e concretizando a cultura da paz.
Por fim, a irmã apresentou o projeto da Escola de Perdão e Reconciliação – ESPERE, com as dimensões e os passos a serem seguidos. Essa proposta de formação foi assumida pelos presentes, para encaminhamentos de sua primeira etapa, em agosto.
Além dos agentes da Pastoral Carcerária, participaram do encontro: membros da Pastoral da Educação; padre Maicon Malacarne, pela Pastoral da Juventude; irmã Vera Lucia da Silva, pelo Ensino Religioso; e padre Paulo César Bernardi e diácono Almeri Bornelli, da Paróquia São Pedro, de Erexim.
Fonte: Jornal Boa Vista

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo