Detentas italianas fazem flash-mob para o Papa Francisco

 Em Notícias

“O Papa é pop”, um balé improvisado em homenagem ao Papa Francisco, foi realizado em 30 de outubro por 50 pessoas, entre as quais algumas detentas do Cárcere de Rebibbia, em Roma.
Detentas de diferentes credos e culturas, mas unidas por uma única paixão: o Papa Francisco e por sua mensagem de esperança que chega também àqueles que estão na prisão. E, especialmente, às vésperas do Jubileu da Misericórdia, fizeram ouvir a sua voz forte do lugar de restrição por excelência: a prisão.
O evento fez parte das ações pedagógicas realizadas e administradas pelas próprias presidiárias, como detalhou o autor da música e do projeto, Igor Nogarotto.
“‘O Papa é pop’ nasce simplesmente do fato que Francisco me fascinou. Eu não sou um crente, mas eu me aproximei da Igreja, graças a ele, graças ao seu carisma, graças ao seu ser um pouco fora dos esquemas, mas, sobretudo, por ser precisamente… ‘pop’, popular. Ou seja, o desejo de estar perto das pessoas, de estar perto das pessoas que têm necessidade. Portanto, nasceu esse jogo de palavras – ‘papa é pop’ – e a partir daí, então, todo um movimento de pessoas quis participar desta mensagem. E tudo isso poderia ser feito, em minha opinião, somente graças a este Papa”, comentou.
Entre as “dançarinas”, estavam católicas, muçulmanas, ortodoxas e ateias. Eles ainda ressaltaram que, mesmo com as diferenças, elas deram vida a um projeto único, colaborando em harmonia e demonstrando que a convivência da diversidade é atual – como diz o próprio pontífice.  Entre as 50 mulheres que participaram da ação há albanesas, bósnias, brasileiras, búlgaras, canadenses, chilenas, filipinas, italianas, líbias, nigerianas, norte-americanas, peruanas, romenas e tanzanianas.
O presídio de Rebibbia, que têm encarcerados tanto homens como mulheres, já foi agraciado por Francisco por diversas vezes.  Pouco antes do Natal do ano passado, o Pontífice enviou presentes para detentos do local. Já na época da Páscoa deste ano, o líder dos católicos realizou a cerimônia do Lava-Pés dentro da prisão.

Fontes: Rádio Vaticano e Portal UOL
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo