Coordenador nacional da PCr faz visita pastoral a Redenção (PA)

 Em Combate e Prevenção à Tortura, Notícias

Interna_superior_PCr_RedencaoEntre os dias 15 e 16 de outubro, padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, esteve na cidade de Redenção (PA), para dialogar com autoridades, visitar unidades prisionais e falar aos padres, religiosos e leigos da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.
A visita foi iniciada com missa, no dia 15, na Paróquia Cristo Redentor, presidida por dom Dominique You, bispo diocesano, e concelebrada por um diácono e cinco padres, entre os quais padre Benedito Rodrigues Costa, administrador paroquial, e padre Valdir João Silveira.
Na homilia, padre Valdir abordou o tema do Ano da Fé, sugerindo que a resposta de cada pessoa a Deus, como ato de fé, se de dê no relacionamento com os outros, especialmente com os preferidos por Jesus Cristo: as pessoas que vivem às margens da sociedade, entre elas, as privadas de liberdade, as encarceradas.
Após a celebração, o coordenador nacional da PCr proferiu uma palestra para 31 pessoas, na qual falou sobre os desafios e propostas de ação da Pastoral Carcerária e também refletiu sobre os seguintes temas: Justiça Restaurativa; Ouvidorias Externas e independentes no sistema prisional, nas polícias e na Defensoria Pública; Conselho da Comunidade; trabalho e estudo dos presos; Módulo de Respeito etc.
A palestra foi prestigiada por autoridades civis e religiosas, entre os quais: padre Benedito, administrador paroquial; padre Messias de Oliveira, assessor diocesano da Pastoral; Luciene, coordenadora da PCr em Redenção; Dra. Nará, Defensora Pública; Dr. Márcia, representante da Secretaria de Educação; Marcelo, vereador e responsável pela Formação Cristã no Cárcere; Donilson, coordenador da Pastoral Carcerária de Marabá; Capitão Cleber, diretor de presídio e Dra. Rmy, representante a OAB;
Além destes, também participou o senhor Tarley Helvecio, de uma empresa de construção Civil, que ofereceu 40 vagas de trabalho para os presos do semiaberto. Ainda estiveram na palestra: Catherina e Nuno, missionários FIDESCO; irmãs Rosilda e Lazara, das pastorinhas; Dineide; do Movimento Divino Misericordioso; e os diversos agentes leigos da PCr, entre os quais Gilde, Socorro e Nuno de Abreu, Retilde e  Camila, bem como o grupo do Terço dos Homens, que realiza a Pastoral, além de integrantes da Pastoral Carcerária evangélica.
Visita a presídios
Interna_inferior_apos_subtitulo_PCr_RedencaoNo dia 16, padre Valdir João Silveira visitou presídios e encontrou a situação mais complicada na CRR de Redenção, onde a população carcerária está quatro vezes acima da capacidade, as celas estão superlotadas e faltam direitos mínimos aos presos, tais como fornecimento de remédios, materiais de higiene e acesso a estudo e trabalho.
Nesta unidade, a visita da PCr aconteceu na parte da tarde. Os agentes pastorais foram de cela em cela, conversaram com os presos e estiveram acompanhados da Dra. Rmy, da OAB, que recolheu as solicitações jurídicas dos encarcerados. Houve ainda a apresentação de um grupo de dança junina e a partilha de lanches com os detidos.
Antes, na manhã do mesmo dia, os agentes da Pastoral estiveram no presídio feminino, onde conduziram um momento de reflexão com os presos, ouviram seus testemunhos sobre a ação da PCr na unidade, intermediaram a conversa da direção com as presas, e em seguida houve uma confraternização. A segunda visita foi com os presos do Regime Semiaberto, quando conversaram com ele nos pátios, bem como nas celas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo