Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Coordenador da PCr de SP visita presídios e bispo diocesano de São Carlos

 em Notícias

A coordenação diocesana da Pastoral Carcerária de São Carlos realizou diversas atividades na última segunda-feira (19), por conta da presença do coordenador da Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo/CNBB-SUL1, Deyvid T. Livrini Luiz.

A primeira parte das atividades contemplou visitas às Unidades Prisionais de Itirapina 1 e 2. Após breve diálogo com os diretores da unidade para coletar informações, ocorreu a visita aos irmãos encarcerados, com orações e conversas com os encarcerados.

No período da tarde, Deyvid, a Coordenadora Diocesana da PCr no município, Margarida Maria Neo Roncon, o Diretor Presidente da ONG Bom Samaritano, Cosmo Roncon e o Padre Bruno Sedenho, Assessor Diocesano, foram recebidos em audiência pelo Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa.

O coordenador de São Paulo expôs brevemente os trabalhos e ações da Pastoral Carcerária Estadual, salientando a importância desta missão junto aos 230 mil irmãos encarcerados no Estado de São Paulo, discorrendo sobre a atual conjuntura do Sistema Prisional paulista e brasileiro.

Margarida e Cosmo relataram os trabalhos realizados pela ONG Bom Samaritano na acolhida de egressos dos presídios da região e os desafios encontrados nas visitas às Unidades Prisionais.

Padre Bruno também relatou aspectos de suas visitas pastorais, citando a administração dos sacramentos na penitenciária de Araraquara e o trabalho de catequese e evangelização dos encarcerados.

Dom Paulo, tomando a palavra, agradeceu a presença dos integrantes da Pastoral. Lembrando de suas visitas ao Cárcere, destacou a importância deste trabalho para a Santa Igreja e relatou sua preocupação sobre a importância em aumentar o número de agentes que se dediquem a este trabalho em sua Diocese.

No final da audiência, o bispo diocesano de São Carlos recebeu o relatório “Assistência Religiosa no Cárcere: relatório sobre restrições ao trabalho da pastoral carcerária”. Lançado em Brasilia, na sede da CNBB Nacional em 23 de Fevereiro, o documento é resultado de uma pesquisa com agentes da PCr de todo o Brasil e aborda diversas formas de restrição à assistência religiosa que os agentes da Pastoral já sofreram ao visitar o cárcere. O relatório pode ser acessado na íntegra aqui.

Últimos posts