Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Coordenador da Pastoral Carcerária de Lajeado, Miguel Feldens, morre aos 77 anos

 em Notícias

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (6), no Hospital Bruno Born em Lajeado, o advogado Miguel Alcides Feldens (77). Feldens foi vítima de um infarto agudo do miocárdio. Morador de Lajeado desde 1994, Feldens nasceu em Venâncio Aires e  iniciou o trabalho como voluntário de assistência aos presidiários em Rio Grande.

Católico, Miguel coordenou a Pastoral Carcerária da então Macro Regional Sul da Conferência  Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o que lhe proporcionou conhecer a realidade de todas as casas prisionais do Rio Grande do Sul e muitas do país. O advogado representou o Estado e o Brasil no Congresso Mundial da Pastoral Carcerária, em 1999, no México.

A serviço da Pastoral Carcerária, ele também esteve  nos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Itália, Suíça, Ruanda, Irlanda e Tailândia. Atualmente, Miguel Feldens presidia o Conselho da Comunidade para Assistência ao Apenado do Presídio Estadual de Lajeado.

Um dos seus seis irmãos, o músico Inácio Feldens (74), lembra o início da jornada voluntária, da qual fez parte, e durou mais de 50 anos. “Nós tivemos um episódio familiar, que nos oportunizou conhecer a realidade carcerária. No presídio, vimos que lá não existiam bichos, mas sim, seres humanos. A partir daí, eu e o Miguel começamos a trabalhar em prol da população carcerária. Inicialmente oferecendo refeições, e depois, na Pastoral Carcerária. Quando voltamos para Lajeado, eu me afastei mas meu irmão continuou o trabalho, que exerceu até o dia de sua morte”, remonta Inácio. Viúvo, Miguel Alcides Feldens deixa  quatro filhos e sete netos.

A Pastoral Carcerária Nacional agradece a fidelidade, o longo serviço e dedicação de Miguel Feldens aos irmãos e irmãs encarceradas, expressa suas condolências aos familiares e reza pelo seu eterno descanso.

Últimos posts