Cardeal Raymundo Damasceno encontra-se com agentes da Pastoral Carcerária

 Em Notícias

2111 PCr_Sul1_capaA Pastoral Carcerária do Regional Sul 1 da CNBB, esteve na Arquidiocese de Aparecida e se encontrou com o cardeal Raymundo Damasceno Assis e com o clero arquidiocesano. Na visita, a Pastoral fez uma apresentação da situação carcerária na Arquidiocese de Aparecida, além de pedir o apoio do cardeal Damasceno Assis; do bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli; dos padres e dos religiosos presentes.
Segundo o coordenador estadual da Pastoral Carcerária, Deyvid Livrini, “na Arquidiocese de Aparecida existem duas penitenciárias, Potim I e II, superlotadas – como ocorre na maioria do estado- e diversas cadeias públicas. A PCr estava paralisada. Daí o convite do cardeal Damasceno Assis para animar o trabalho ”, conta.
Além do coordenador estadual da PCr, Deyvid Livrini, estiveram presentes no encontro o coordenador da PCr da Sub-região Aparecida,  José Aparecido Dinallo e o coordenador Arquidiocesano de Aparecida, padre José Ferreira da Silva.
No encontro que aconteceu no dia 9 de outubro nas dependências do Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), o Cardeal enfatizou o apoio do trabalho da Pastoral Carcerária e convidou todo o seu clero a participar dessa pastoral tão desafiadora. Ele mesmo se disponibilizou de estar celebrando nos cárceres na medida do possível.
Realizado Encontro Estadual da Pastoral Carcerária
2111 interna_dom_OtacilioNo dia 9 de novembro, aconteceu no Centro Pastoral São José do Belém, em São Paulo (SP), o Encontro Estadual da Pastoral Carcerária do Regional Sul 1 da CNBB. O evento promoveu a troca de experiências e discutiu a situação da atuação, da Igreja, atuando dentro dos presídios.
O bispo de Catanduva (SP) e responsável pela Pastoral Carcerária no Regional, dom Otacílio Luziano da Silva, participou do evento.
O encontro recebeu também a visita do secretário geral do Regional, dom Tarcísio Scaramussa, que trouxe uma palavra de incentivo aos agentes participantes.
Além dos bispos, estiveram no encontro 80 pessoas da PCr de todas as dioceses do Estado de São Paulo, entre padres, irmãs e leigos. Além de membros da Coordenação Estadual e do escritório da PCr-SP
O animador do encontro foi o coordenador estadual da Pastoral Carcerária de São Paulo/CNBB-SUL1, Deyvid Livrini.
2111 Interna_participantesEm entrevista dada ao Regional na sexta-feira (14), Deyvid avaliou o trabalho da Pastoral Carcerária nas dioceses do Regional, “o trabalho da PCr no estado, é positivo. Temos cerca de 900 agentes cadastrados e presença em 36 Dioceses. Voluntários dedicados. Obviamente, por contarmos com uma população prisional de 200.000 presos, um terço dos presos do país, a demanda é pesada. Na Arquidiocese de São Paulo temos 120 agentes cadastrados que se dividem em visitas nos CDPs e Penitenciárias.”, disse Deyvid, por e-mail, ao Regional.
Entre as reflexões do encontro percebeu-se o aumento do número de pessoas presas no Brasil, cerca de 600 mil. Só no estado de São Paulo são cerca de 20 mil. Outra questão refere-se como a Pastoral Carcerária deve se posicionar diante desse quadro assustador.
Cada Sub-Região Pastoral (Aparecida, Botucatu, Campinas, São Paulo I e II; Ribeirão Preto I e II e Sorocaba) expôs sua realidade e foi feira uma análise do ano com todos os participantes.
Fonte: Regional Sul 1 da CNBB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo