Bispo auxiliar de SP convida ao seminário ‘Justiça e Direito Igual para Todos’

 Em Notícias

A Coordenação Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo realiza no sábado, 31 de agosto, das 9h às 16h, no Centro Pastoral São José (avenida Álvaro Ramos, 366, próximo à estação Belém do metrô), o seminário “Justiça e Direito Igual para Todos”.
Em carta-convite para o evento, dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar da Arquidiocese e referencial do Serviço da Caridade, Justiça e Paz, do qual faz parte a Pastoral Carcerária, destaca que a atividade terá como reflexão central o Sistema Judiciário brasileiro e afirma que “será um momento de formação, voltado para toda a Igreja e para os nossos parceiros na atuação social junto ao povo”.
De acordo com o bispo, o seminário se insere nas reflexões da 5º Semana Social Brasileira. Dom Milton comenta ainda que “estruturas sociais, políticas e econômicas orientadas pela justiça e pela fraternidade são necessárias para a promoção da vida, da dignidade, das alegrias e das esperanças dos homens e das mulheres”.
Abaixo segue a íntegra da carta-convite e o cartaz do evento. As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail justicaedireitoigualparatodos@gmail.com. Outras informações pelo telefone (11) 3151-4272, na secretaria da Pastoral Carcerária de São Paulo.
CARTA CONVITE DE DOM MILTON KENAN JUNIOR
“É urgente criar estruturas que consolidem uma ordem social, econômica e política na qual não haja iniquidade e onde haja possibilidades para todo”.
(Documento de Aparecida, 384).
São Paulo, 08 de agosto de 2012
Dom_Milton_interna_superiorQuerido irmão em Cristo.
Saúdo-o impregnado da alegria e da esperança que a passagem do papa Francisco deixou pelo Brasil, na Jornada Mundial da Juventude. Sua visita nos alimenta a Fé e nos impulsiona, mais uma vez, para a Missão e para o encontro com o Povo de Deus.
É com este espírito que seguimos como Igreja de Cristo, sempre acolhedora das angústias, das alegrias, das necessidades e das esperanças do nosso povo. Nas palavras do papa Francisco: “Faz-nos bem lembrar estas palavras do Concílio Vaticano 2º: as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e atribulados, são também alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos discípulos de Cristo (cf. GS,1)” (Papa Francisco, Encontro com o CELAM, 28/07/2013, Rio de Janeiro).
Estruturas sociais, políticas e econômicas orientadas pela justiça e pela fraternidade são necessárias para a promoção da vida, da dignidade, das alegrias e das esperanças dos homens e das mulheres. Por isso, a 5ª Semana Social Brasileira trouxe o tema “Um novo Estado: caminho para uma nova sociedade do Bem Viver”. As Semanas Sociais são promovidas pela CNBB, em conjunto com outras forças vivas da sociedade. Em junho de 2012, ocorreu em nossa Arquidiocese um seminário sobre o Estado Brasileiro, abordando os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, como uma das atividades da 5ª Semana Social.
Como desdobramento do seminário de 2012 citado acima, e em sintonia com o documento 91 da CNBB, a Coordenação Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo realizará o seminário “Justiça e Direito Igual para todos”, tendo como reflexão central o Sistema Judiciário brasileiro. Será um momento de formação, voltado para toda a Igreja e para os nossos parceiros na atuação social junto ao povo.
Enfatizo-lhe o convite a estar presente no seminário, e peço-lhe que divulgue amplamente esta atividade entre as pastorais, movimentos, associações, grupos, obras sociais e paroquianos de vossa comunidade. Segue o cartaz com maiores informações.
Abraço fraterno, em Cristo Jesus,
Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar de S. Paulo
Vigário Ep. Região Brasilândia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo