Assembleia fortalece planejamento de ações da PCr no Rio Grande do Sul

 Em Notícias

Com a participação de 49 agentes da Pastoral Carcerária no Rio Grande do Sul, representando 15 das 18 dioceses do Regional Sul 3 da CNBB, aconteceu de 27 a 29 de setembro, em  Porto Alegre, na Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, a assembleia anual da PCr no estado.
A atividade, assessorada pelo padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da PCr, contou com a participação de dom Liro Vendelino Meurer, bispo referencial da Pastoral no Regional Sul 3 da CNBB, e foi prestigiada por autoridades locais, entre os quais o vice-governador Beto Grill; o secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira e outros representantes do poder Judiciário e da segurança pública.
De acordo com irmã Imelda Jacoby, coordenadora estadual da Pastoral, entre os propósitos da assembleia estiveram “cuidar dos agentes da PCr, reanimá-los, partilhar boas práticas-experiências, esclarecer dúvidas e aprofundar questões pertinentes à situação prisional”.
Durante o encontro, padre Valdir passou orientações, respondeu dúvidas diversas, entre as quais sobre o auxílio-reclusão, e partilhou dicas para que os agentes da Pastoral melhor entendam e lidem com os presos dependentes de psicoativos.
Os agentes da Pastoral receberam a relação dos nomes das autoridades do governo gaúcho, do Ministério Público e da Defensoria Pública que atuam no Rio Grande do Sul. O promotor público Dr. Gilmar Bortolotto enalteceu as ações da PCr e afirmou que a única alternativa ao sistema prisional é a presença da Pastoral, com sua espiritualidade.
Houve, ainda, a entrega do planejamento da PCr a nível regional e diocesano, formação sobre os fundamentos da Justiça Restaurativa e sobre como celebrar o dia de combate ao encarceramento.
Como encaminhamentos da assembleia, os participantes se comprometeram a vivenciar o planejamento; marcaram datas de formação para os coordenadores diocesanos, em 2014; definiram que assembleia eletiva estadual será em setembro do próximo ano; e constituíram um grupo de comunicação no Regional Sul 3.
Foi também acordada a realização de um curso ESPERE (Escola do Perdão e Reconciliação) em Porto Alegre, neste ano, e está em estudo a possibilidade de elaboração de um projeto, via Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, para viabilizar mais formações aos agentes da Pastoral.
Homenagens e agradecimentos
0210 PCR_Interna_inferiorFalecido repentinamente em 13 de maio deste ano, Caetano Giovenardi, coordenador diocesano da PCr de Frederico Westphalen, foi homenageado durante a assembleia.
Três pessoas que atuam por mais tempo na Pastoral, a maioria idosas, também foram homenageadas e falaram sobre a sua fidelidade e perseverança na PCr: o senhor Miguel Feldens, 42 anos de serviço na Pastoral; a irmã Cecília Santi, 51 anos de atuação na PCr; e a senhora Iracy Lurdes Ficagna dos Santos, que dedica a vida à causa dos excluídos.
Irmã Imelda agradeceu, de modo especial, à participação do padre Valdir e do bispo referencial na assembleia. “Destaco a presença orientadora e animadora do coordenador nacional já no início da semana, para conhecer melhor a realidade e assim poder nos ajudar melhor. Muito preciosa e motivadora foi a presença, em tempo integral, de nosso bispo referencial, dom Liro Meurer”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo