Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Assembleia fortalece planejamento de ações da PCr no Rio Grande do Sul

 em Notícias

Com a participação de 49 agentes da Pastoral Carcerária no Rio Grande do Sul, representando 15 das 18 dioceses do Regional Sul 3 da CNBB, aconteceu de 27 a 29 de setembro, em  Porto Alegre, na Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, a assembleia anual da PCr no estado.

A atividade, assessorada pelo padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da PCr, contou com a participação de dom Liro Vendelino Meurer, bispo referencial da Pastoral no Regional Sul 3 da CNBB, e foi prestigiada por autoridades locais, entre os quais o vice-governador Beto Grill; o secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira e outros representantes do poder Judiciário e da segurança pública.

De acordo com irmã Imelda Jacoby, coordenadora estadual da Pastoral, entre os propósitos da assembleia estiveram “cuidar dos agentes da PCr, reanimá-los, partilhar boas práticas-experiências, esclarecer dúvidas e aprofundar questões pertinentes à situação prisional”.

Durante o encontro, padre Valdir passou orientações, respondeu dúvidas diversas, entre as quais sobre o auxílio-reclusão, e partilhou dicas para que os agentes da Pastoral melhor entendam e lidem com os presos dependentes de psicoativos.

Os agentes da Pastoral receberam a relação dos nomes das autoridades do governo gaúcho, do Ministério Público e da Defensoria Pública que atuam no Rio Grande do Sul. O promotor público Dr. Gilmar Bortolotto enalteceu as ações da PCr e afirmou que a única alternativa ao sistema prisional é a presença da Pastoral, com sua espiritualidade.

Houve, ainda, a entrega do planejamento da PCr a nível regional e diocesano, formação sobre os fundamentos da Justiça Restaurativa e sobre como celebrar o dia de combate ao encarceramento.

Como encaminhamentos da assembleia, os participantes se comprometeram a vivenciar o planejamento; marcaram datas de formação para os coordenadores diocesanos, em 2014; definiram que assembleia eletiva estadual será em setembro do próximo ano; e constituíram um grupo de comunicação no Regional Sul 3.

Foi também acordada a realização de um curso ESPERE (Escola do Perdão e Reconciliação) em Porto Alegre, neste ano, e está em estudo a possibilidade de elaboração de um projeto, via Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, para viabilizar mais formações aos agentes da Pastoral.

Homenagens e agradecimentos

0210 PCR_Interna_inferiorFalecido repentinamente em 13 de maio deste ano, Caetano Giovenardi, coordenador diocesano da PCr de Frederico Westphalen, foi homenageado durante a assembleia.

Três pessoas que atuam por mais tempo na Pastoral, a maioria idosas, também foram homenageadas e falaram sobre a sua fidelidade e perseverança na PCr: o senhor Miguel Feldens, 42 anos de serviço na Pastoral; a irmã Cecília Santi, 51 anos de atuação na PCr; e a senhora Iracy Lurdes Ficagna dos Santos, que dedica a vida à causa dos excluídos.

Irmã Imelda agradeceu, de modo especial, à participação do padre Valdir e do bispo referencial na assembleia. “Destaco a presença orientadora e animadora do coordenador nacional já no início da semana, para conhecer melhor a realidade e assim poder nos ajudar melhor. Muito preciosa e motivadora foi a presença, em tempo integral, de nosso bispo referencial, dom Liro Meurer”.

Recommended Posts

Deixe um comentário