Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Agentes da PCr do Regional Oeste 1 recebem certificado de curso de extensão

 em Notícias

1311 PCr Centro OesteEm 7 de novembro, agentes da Pastoral Carcerária das dioceses do Regional Oeste 1, no Mato Grosso do Sul, receberam o certificado do Curso de Extensão para Novos Agentes, realizado em parceria com a UCDB-Universidade Católica Dom Bosco. A capacitação foi destinada a preparar agentes religiosos da Igreja Católica para atuarem em presídios do Estado.

O evento foi coordenado pelo arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, que em discurso enfatizou que a Pastoral Carcerária tem como objetivo primordial a educação, a celebração e a concretização da fé das pessoas que vivem e trabalham nas prisões. Ele foi auxiliado pelas coordenadoras da Pastoral Carcerária: Zilda Maria Nacao e Carmelita Moura Fé.

O curso abordou temas como Regimento Interno da Pastoral do Menor, Perfil da Espiritualidade do Agente de Pastoral do Menor e Carcerária, Redução da Maioridade Penal, Medidas Socioeducativas do ECA, Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Estrutura do Sistema Penitenciário de MS, Lei de Execução Penal, Pastoral da Sobriedade e Dependência Química, Reinserção do Preso, Primeiros Passos na Abordagem do Preso pelo Agente, O Perfil do Preso no MS, Facções nos Presídios, Realidade Prisional, Trabalho do Preso e Ressocialização, Mapa da Violência no MS com Foco na Criança e Adolescente, Estudo do subsídio “Agentes da Pastoral Carcerária”. Com 36 horas/aula, o curso de capelania da Igreja Católica foi realizado durante seis encontros, com 35 formandos.

Durante a cerimônia, a chefe da Divisão de Promoção Social da Agepen, Alessandra Siqueira, prestou orientações gerais sobre a assistência religiosa no cárcere e quanto à nova “Portaria de Assistência Religiosa” da agência penitenciária.

“Foi um momento rico de estreitamento dos laços de parceria e apoio ao serviço de assistência religiosa prestado pela Pastoral Carcerária de Campo Grande”, destacou aZilda Nacao.

Ao término deste encontro formativo, os seminaristas Neif e Wellington apresentaram suas experiências pastorais sobre a visitação familiar de presos, em Campo Grande (MS).

 

O agente da PCr como animador para a formação cristã nos cárceres

“O agente da Pastoral Carcerária deve ser uma pessoa que não desanima diante das dificuldades, mas, com espírito comunitário e fraterno, busca entendimento e parcerias para a superação das limitações impostas… O agente da Pastoral Carcerária necessita ter, em seu perfil, as características básicas de um animador para a iniciação à vida cristã. O perfil do discípulo-missionário é um ideal a ser conquistado, olhando para Jesus, modelo de Mestre, de servidor e de catequista. Sendo fiel a esse modelo, é importante desenvolver as diversas dimensões: ser, saber, saber fazer em comunidade”.

(Extraído do manual “Agentes da Pastoral Carcerária – Discípulos e missionários de Jesus Cristo”, página 14).

 

FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

Recommended Posts

Deixe um comentário