Agentes da PCr de Caxias (MA) participam de dia de formação

 Em Notícias

A Pastoral Carcerária da Diocese de Caxias (MA) realizou, em 19 de março, uma formação para novos e antigos agentes que evangelizam nos cárceres, bem como para aqueles que desejam ingressar na PCr.
A atividade aconteceu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, na cidade de Caxias, PCR de Caxiascom a participação de nove pessoas, entre elas Conceição Marinho, assessora de formação e agente da Pastoral; Daltina Lemos, coordenadora diocesana da Pastoral; Raimundo Maioba, vice-coordenador diocesano; além dos agentes João de Deus e Vera Sousa e outras quatro pessoas que querem ingressar na Pastoral.
“Todos os anos, a Pastoral Carcerária de Caxias se prepara com pequenos encontros de formações. Nos mesmos, são estudados os materiais que a PCr oferece, como ‘Vade Mecum da Pastoral Carcerária’ e ‘Discípulos e missionários de Jesus Cristo’. No tocante, são convidadas pessoas da comunidade que assim se manifestam interesse pelo trabalho missionário no cárcere”, explicou Daltina Lemos.
A coordenadora diocesana da PCr destaca ainda que todo o bom trabalho evangelizador parte de uma eficaz formação. “Não se trata apenas de vivenciar o cárcere, mas de estudar e procurar entender por meio de teorias, para que assim se possa realizar um trabalho evangelizador concernente com a realidade vivida”, opinou.
O dia de oração foi aberto com oração e leitura da Palavra de Deus. Em seguida, foi apresentado o tema “Pastoral Carcerária para Iniciantes”, destacando-se as exigências da evangelização no cárcere e explicando o que é a Pastoral Carcerária, como surgiu, qual o papel do agente de Pastoral, como dialoga com o preso, o que deve levar e o que não deve levar nas visitas, o que falar e o que não falar, além de outros aspectos do dia a a dia do trabalho da Pastoral Carcerária.
Na sequência, após uma pausa para o lanche, os participantes, em grupos, realizaram uma reflexão traçando um paralelo entre o primeiro tema e o texto “O universo da pessoa presa”, do livro “Agentes de Pastoral Carcerária – Discípulos e missionários de Jesus Cristo”. Na oportunidade, os agentes mais experientes na Pastoral socializaram o que já vivenciaram até hoje no trabalho junto às pessoas presas.
O próximo encontro de formação para agentes da Pastoral Carcerária de Caxias ficou marcado para o dia 3 de junho de 2017.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo