A Fraternidade e o mundo do cárcere

 Em Notícias

Se existe uma pastoral em nossa Igreja em que podemos experimentar a gratuidade, ecumenismo e fraternidade, é na Pastoral Carcerária.
Desde o início do meu ministério, deparei-me com esta realidade: penitenciárias lotadas à espera de agentes de pastoral, cada vez mais raros.
A nossa diocese é a com maior população carcerária do Brasil, com cerca de 20 mil presos. São 15 unidades prisionais, sendo que apenas na metade delas temos agentes da pastoral carcerária.
Outro agravante: a grande maioria dos detentos não recebe a visita dos familiares, por motivos diversos, entre eles, a grande distância e as condições financeiras precárias para a locomoção aos encarcerados.
Nesse contexto, nós, agentes da pastoral, acabamos por ser a família, os irmãos, a luz no fim do túnel, o fio de esperança para muitos encarcerados.
Somos acolhidos como irmãos, respeitados e bem aceitos pelos detentos. Muitos se aproximam para receber a atenção e o carinho apenas da Pastoral, sabendo dos limites de nosso trabalho nesse mundo desafiador: superlotação, falta de assistência médica, trabalho, projetos humanitários etc.
A ressonância de nossas visitas: “Vocês trazem um momento de paz nesse mundo agitado nosso”; “A visita de vocês nos sinaliza que Deus se lembra de nós ainda, que podemos ter esperanças”.
É também um forte momento ecumênico. Realizamos nossos encontros ajuntando-nos os irmãos evangélicos de outras denominações cristãs. Tudo acontece num clima de respeito, acolhida e diálogo.
Gratuidade: O objetivo primeiro não é levar, mas ser a presença de Jesus e encontrarmo-nos com o Cristo preso: “Estive preso e foste me visitar”. E nessa gratuidade, recebemos muito mais do que damos.
Fraternidade: São nossos irmãos, não estamos lá para acusá-los, nunca nos perguntamos quais delitos eles teriam cometido, pois afinal também pecamos. Estamos como irmãos que querem ser um sinal de esperança, de luz, para mostrar-lhes que tem jeito sim, que acreditamos e eles podem vencer.
O sonho da Pastoral Carcerária é o de um mundo sem cárceres. Porém, enquanto isso não acontece, sentimos a grande necessidade e importância de estarmos lá, fazermo-nos presentes!
É uma pastoral necessária, atualíssima e urgente. Podemos ficar em casa, tranquilos, sabendo de irmãos que clamam por nossa presença?
Pense nisso!
Padre Valdo Bartolomeu
Coordenador da Pastoral Carcerária na Diocese de Marília (SP)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo