4º Concurso Internacional de Arte recebe obras de presos até 30 de junho

 Em Notícias

A associação sem fins lucrativos “Art and Prison”, sediada em Berlim, na Alemanha, já iniciou o período de inscrições para o 4º Concurso Internacional de Arte, que tem como tema “Entre aqui e ali”. Todos os detalhes podem ser consultados em http://artandprison.org.
As inscrições gratuitas podem ser feitas até 30 de junho deste ano, por homens, mulheres e adolescentes que se encontrem presos, em prisão preventiva à espera de deportação, sob supervisão judicial em hospitais ou em liberdade condicional.Concurso
Um júri internacional de especialistas definirá os vencedores. As obras serão avaliadas pela originalidade, adequação ao tema e qualidade do desenho. As dez melhores poderão ser parte de uma exposição itinerante por toda a Europa e seus autores serão premiados em dinheiro: 1.000 Euros (vencedor), 500 Euros (2º colocado), 300 Euros (3º colocado) e 100 Euros (do 4º ao 10º colocado).
“A arte é a linguagem universal que conecta as pessoas, pode construir uma ponte ‘entre aqui e ali’. Também pode marca a ruptura da vida. Não impõe limites à imaginação. Através da realização deste tema, se podem criar quadros que ajudem a corrigir conceitos errôneos. As obras criadas pelos presos podem mudar nossa concepção de “bem e “mal”, “livre e “não livre”, “inocente ou culpado”. As realidades sociais e pessoais, assim como o destino pessoal dos presos surgem quando a liberdade da arte está cheia de vida e abre espaços internos que não têm regras”, escreveu Cornelia Schmidt-Harmel, conselheira e comissária da Art and Prision, ao falar sobre essa edição do concurso.
No ano passado, um brasileiro foi premiado. J.A.S, encarcerado na unidade prisional de Rio Claro (SP), usando canetas e lápis de cor, desenhou uma bíblia, envolta nas grades da prisão. À obra, ele deu o nome de “Meus olhos vão além do impossível” (Mis ojos van más allá de lo imposible).
 
Regulamento 2016/2017
As obras inscritas não podem ter sido mostradas antes em nenhuma exposição pública ou ter sido utilizada em algum meio de publicação.
Cada participante só poderá enviar uma obra de arte, que podem ser desenhos, pinturas e gráficos. As dimensões são de 60 cm x 80 cm, e podem ser emolduradas. No caso de telas, estas devem ter em condições de serem penduradas.
Na identificação das obras deve constar o nome do autor, sua nacionalidade, país e nome da prisão, com sua direção; pessoa de contato na prisão; título do trabalho e assinatura; informações sobre as medidas e a técnica empregada.
As obras de arte devem ser enviadas ao seguinte endereço: Art and Prision e.V. // Wrangelstrasse, 51 // D-10997 Berlim, Alemanha.
Propósitos
Segundo a “Art and Prison”, o concurso internacional de arte 2016/2017 e a exposição das obras de arte têm os seguintes propósitos:
– Motivar os presos a participar de uma criação de arte para ser apreciada pelo público;
– Motivar os presos a refletir sobre a própria vida através da arte e utilizar a liberdade da arte para criar enquanto vivem em condições em que sua liberdade é inexistente;
– Sensibilizar o público sobre as realidades da vida atrás das grades;
– Superar a exclusão dos presos através da criatividade da arte e sobre as pessoas dentro e fora do contato entre elas, se é possível uma interação pessoal;
– Transmitir estímulos positivos para o desenvolvimento pessoal: promover a interação pessoal com outras pessoas que possam contribuir com a seguridade, ressocialização e a reinserção na sociedade.

DEIXE UM COMENTÁRIO