2 de outubro: movimentos vão às ruas contra encarceramento e massacres do Estado

 Em Notícias

Ato Massacre Carandiru (1)O aniversário de 22 anos do massacre do Carandiru será marcado, em São Paulo, por uma manifestação de rua convocada por uma série de coletivos e movimentos. Entre eles, o Movimento Passe Livre, as Mães de Maio, a Rede 2 de Outubro e o Comitê Popular da Copa.
Com concentração marcada na quinta-feira, 2 de outubro, às 17h, na praça da Luz, o ato tem o objetivo de caminhar pelas ruas do centro em memória às vítimas do massacre do Carandiru, mas principalmente chamar atenção para o fato de que, passadas mais de duas décadas, a política criminal do Estado não se alterou.
No contexto em que o Brasil atinge o terceiro lugar no ranking de maior população carcerária do mundo, em que a Polícia Militar de São Paulo acumula 10 mil assassinatos nos últimos 19 anos, em que episódios como o assassinato de um camelô durante a Operação Delegada evidenciam quem são os alvos da violência estatal, os temas levantados pelos manifestantes não podiam ser mais atuais e urgentes.
“Aos massacres reais somam-se os massacres estruturais: as mesmas quebradas acossadas por balas, porretes e algemas são submetidas a um cotidiano de total descaso, em que falta tudo que é necessário para viver com um pingo de dignidade”, afirma o texto convocatório da manifestação.
Serviço:
Ato em memória dos 22 anos do Massacre do Carandiru: “Nossos mortos têm voz”
2 de outubro de 2014 (quinta-feira), às 17h
Praça da Luz, em frente à Pinacoteca.
Mais informações:
Evento no facebook
https://www.facebook.com/events/1482204938726889
Organizações que convocam a manifestação:
Casa de Cultura Marginal
Casa Mafalda
Coletivo DAR
Comitê Contra o Genocídio da Juventude Preta, Pobre e Periférica
Comitê Popular da Copa
Grupo Tortura Nunca Mais – SP
Instituto Práxis de Direitos Humanos
Mães de Maio
Movimento Moinho Vivo
Movimento Negro Unificado – MNU
Movimento Passe Livre – SP
Pastoral Carcerária
Perifatividade
Periferia Ativa
RAP Pânico Brutal
Rede 2 de Outubro
SAJU Cárcere – FD-USP

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo