1º Encontro Estadual da PCR no Tocantins

 Em Notícias

Aconteceu nos dias 26 e 27/10/2102 em Miracema, TO o 1º Encontro Estadual da PCR. Participaram 18 pessoas das Dioceses de Miracema, Palmas e Tocantinópolis.
Foi a primeira vez que a igreja do Tocantins se organizou e se reuniu para refletir sobre o sistema prisional no TO e se organizar como Pastoral Carcerária. A igreja já se faz presente nos presídios nestes Estados, mas ainda não aconteceu isso de uma forma mais organizada no nível estadual. Dom Felipe (Miracema) convidou para este encontro e ressaltou a importância que a Igreja tem nos cárceres, dando assistência aos irmãos e irmãs encarcerados, humanamente e espiritualmente.
A Coordenadora da Arquidiocese de Goiânia e da PCR Macro Região Centro Oeste, Ir. Maria Jose Monteiro de Oliveira abordou a questão do perfil do agente da Pastoral Carcerária e explicou a organização da PCR no nível nacional. Já o direito dos presos a Assistência Religiosa fundamentada na resolução n. 08 de novembro de 2011 do CNPCP-MJ foi tratada pela Ir. Petra S. Pfaller, Vice-Coordenadora Nacional da PCR, tendo em vista que as dificuldades por parte do sistema prisional para permitir uma assistência religiosa viável dentro dos cárceres são enormes.
Na ocasião, foi apresentado o material elaborado pela PCR nacional sobre a Formação Crista nos cárceres, que são diversos roteiros que podem ser usadas nos encontros e celebrações dentro dos presídios.
Neste encontro também foi escolhido à nova equipe da Coordenação Estadual do TO: Pe. André Luiz R. Drumond, da Paroquia de N. Senhora Aparecida na cidade de Colinas coordenará os trabalhos da PCR no To junto com o Pe. Pedro, da Paroquia St. Antônio de Aureny III de Palmas e o Diácono Marcos Antônio Soares também de Palmas.
As Coordenadoras Nacionais aproveitaram a viagem para o Tocantins e visitaram diversas unidades prisionais em Palmas, Paraíso (Prelazia de Cristalândia), Araguaína (dioc. Tocantinópolis) e Miranorte (diocese de Miracema), como também se reuniram com as equipes locais desta cidade.
Irmã Petra Silvia Pfaller mc
Missionárias de Cristo
Vice-Coordenadora Nacional PCr Brasil
Presidente do CCEP – Goiânia-Go
Confira as fotos:

1º Encontro Estadual da PCR do TO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo