Irmã Petra participa de mini-curso em seminário sobre Mulheres Encarceradas

 Em Mulher Encarcerada, Notícias

Do site das Irmãs Missionárias de Cristo
O dia 27 de junho foi de debate para irmã Petra, coordenadora nacional da PCr para a questão da mulher presa, e Luisa Cytrynowicz, pesquisadora do tema pela Pastoral, no Seminário “Mulheres Encarceradas”, que ocorreu na Universidade Federal de Goiás (UFG). O mini-curso teve como tema as perspectivas de desencarceramento para as mulheres presas.
O objetivo da fala das representantes da PCr é o de conscientizar as pessoas que se encontram fora da realidade prisional do sofrimento das mulheres no cárcere.
“Algumas pessoas, dentro e fora da Pastoral, me falam que é difícil trabalhar com as mulheres. Quanto mais olhamos a questão da mulher presa, vemos que muitas vezes não sabemos trabalhar com elas. As mulheres tem outras preocupações, outras dores, é uma dinâmica diferente dos homens”, diz Irmã Petra.
O seminário durou dois dias e trouxe várias discussões sobre o encarceramento feminino, colocando em pauta as condições enfrentadas pelas mulheres nesses ambientes de muita carência.
São estruturas desumanas, onde as mulheres são vítimas de diversas violações de direitos humanos e torturas.  A superlotação dos presídios, ambientes insalubres e falta de assistência a saúde foram alguns dos pontos levantados.
Estiveram presentes graduandos e professores de diversas áreas de conhecimento como Direito, Psicologia, Ciências Sociais e integrantes da Pastoral Carcerária.
Uma das problemáticas levantadas durante o diálogo com os participantes da mesa e de todos que acompanharam os temas é a dificuldade de acesso aos complexos prisionais para execução de pesquisas, visitas e evangelização.

Volatr ao topo