Pastoral Carcerária do Rio Grande do Sul realizará assembleia estadual

 Em Justiça Restaurativa

PCr_Rio_Grande_do_SulNos dias 23 a 25 de setembro, acontecerá a 23ª Assembleia Estadual Carcerária do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento será realizado em Porto Alegre (RS), na Casa de encontros da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida.
Neste encontro estará presente Dom Liro Vendelino Meurer, bispo referencial da Pastoral Carcerária no Regional Sul 3, e o coordenador nacional da PCr, o Padre João Valdir da Silveira.
Serão abordados os seguintes temas: Estudo sobre a agenda para o desencarceramento; avaliação dos temas trabalhados no ano passado; linhas da ação pastoral assumidas no Regional Sul 3 e a celebração do Ano da Misericórdia.
Além disso, estarão em pauta: a justiça restaurativa dentro do sistema prisional; orientações sobre o que é tortura nos presídios; questão da mulher encarcerada; partilha de boas práticas; elaboração do planejamento da Pastoral Carcerária 2016-2019; eleição da nova coordenação estadual da Pastoral Carcerária e a aprovação das metas para 2017.
De acordo com o coordenador da Pastoral Carcerária da Diocese de Novo Hamburgo, o Padre Edson André da Cunha Thomassim, os desafios da realidade prisional são imensos no estado do Rio Grande do Sul. Por isso, o presbítero explica que cabe à Igreja Católica presente nos cárceres ter muita perseverança e fidelidade à pessoa de Jesus Cristo, que convida a ter o mesmo coração misericordioso que ele teve em relação a todos.
“O rosto de Cristo hoje também está no rosto desfigurado de mulheres e homens, adultos ou jovens encarcerados”, enfatiza Padre Edson.
Texto: Padre Fábio Luís Galle /Pascom da Diocese de Novo Hamburgo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo