Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

No CDP III de Pinheiros, em São Paulo, PCr forma turma em Justiça Restaurativa

 em Justiça Restaurativa

Restaurativa_CDP_PinheirosApós uma formação iniciada em março, o grupo da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de São Paulo que atua no CDP III de Pinheiros finalizou, em 15 de abril, o curso de Justiça Restaurativa para a segunda turma formada neste centro de detenção provisória.

Os 12 presos participantes estiveram em 10 encontros, com duas horas e meia de duração cada, nos quais tiveram conteúdos sobre “Círculo da Violência”, “Raiva e cultura do respeito”, “Perdão e autoperdão”, “Compaixão e mapa do agressor”, “Eu, como agressor”, “Justiça Restaurativa”, “Responsabilidade”, “Habilidades Emocionais e Conflitos” e “Vivência de Círculo de Paz”.

O curso de Justiça Restaurativa foi implantado pela primeira vez no CDP III de Pinheiros em outubro de 2014. Segundo Ademir Muniz, diretor técnico da unidade, a iniciativa têm sido positiva. “Observando os resultados obtidos na realização do curso Justiça Restaurativa no âmbito desta unidade prisional e em conversa com os reeducandos participantes, verificamos que a principal meta foi alcançada: despertar nessas pessoas o entendimento, a reflexão, de uma forma ampla, dos atos que praticaram e que causaram a prisão, no intuito de prepará-las para o retorno à vida em sociedade”, afirmou.

“O trabalho da Pastoral Carcerária e, por conseguinte, do agente é do compromisso com a pessoa presa, independentemente de sua crença ou religião, do diálogo e respeito” (Manual Agentes da Pastoral Carcerária – Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, capítulo 5, página 23).

 

(Com informações da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo)

 

Recommended Posts

Deixe um comentário