Justiça Restaurativa

 Em Justiça Restaurativa

Dom Pedro internaNas prisões do Brasil, constatam-se superlotação, maus-tratos, uso de drogas, mortes. Lugar destinado a infratores pobres, para os quais a justiça não tem pressa e os processos se acumulam. A população carcerária masculina soma cerca de seiscentos mil homens; só no Estado de São Paulo são duzentos mil. O contingente feminino aumenta rapidamente, atingindo cerca de trinta e cinco mil mulheres.
A Pastoral Carcerária marca a presença da Igreja Católica nos cárceres. No País, são cerca de seis mil agentes: padres, freiras e leigos, entre os quais advogados e outros voluntários. Um trabalho sério e difícil, reconhecido e respeitado pelos presos, familiares, agentes penitenciários e poder público, com o qual se procura dialogar em busca de soluções. Haja vista, em São Paulo, a criação, há poucos anos, da defensoria pública e o fim do encarceramento em delegacias; e, no País, o recente fim das revistas vexatórias, das quais as vítimas são mulheres parentes de presos.
A Pastoral, além de lutar pela humanização dos presídios, agilização do judiciário, mais prevenção que repressão, ressocialização por meio de trabalho em regime semiaberto e penas alternativas, vem, há pelo menos uma década, participando de uma proposta mais ousada: a justiça restaurativa.
Utópica, mas possível e necessária, a justiça restaurativa propugna menos presos e menos prisões, através de um envolvimento local e comunitário, onde os envolvidos (vítima, agressor, familiares, comunidade) se comprometeriam na prevenção, mediação de conflitos e na repação das ofensas e danos, com o auxílio de diversas forças sociais, incluindo as igrejas.
O agressor teria que encarar e assumir o que praticou, sentir a dor dos atingidos, ser confrontado, num espírito de perdão e reconciliação, com o mal que fez, passando a ser ele próprio o primeiro agente de reparação do sofrimento que causou. É a superação dos mecanismos punitivos e “a interrupção dos processos de reprodução da violência no seio da justiça criminal”.
Esse método de conscientização vem acontecendo, fora e dentro dos presídios, com a participação dos agentes penitenciários. Com a Pastoral, atuam outras entidades: Escola de Perdão e Reconciliação, Centro de Direitos Humanos de Educação Popular, Misereor (alemã), agência de consultoria e desenvolvimento social (Move), Superintendência de Serviços Penitenciários (Passo Fundo-RS) e outras forças.
O sistema atual pune os pobres, não recupera e faz aumentar a espiral de violência; “a justiça restaurativa tem seu maior potencial transformador através do empoderamento comunitário fora do ambiente de judicialização dos conflitos, ou seja, visando a uma profunda mudança cultural nos modos de enfrentamento criminal”. É hora de apontar para novos e mais largos horizontes.
Dom Pedro Luiz Stringhini
Bispo de Mogi das Cruzes (SP)
Bispo referencial da Pastoral Carcerária Nacional
Mogi das Cruzes, 10 de novembro de 2014

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo