Seminário sobre CF 2018 debate violência e encarceramento em massa

 Em Igreja em Saída

Nesta segunda-feira (27) ocorreu em Porto Alegre um seminário sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2018. O tema da campanha será “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”.
Sendo assim, o seminário abordou vários temas que traziam a violência presente em diversos seguimentos, como violência estrutural na atual conjuntura, no sistema prisional , a intolerância religiosa, humana, social, e as violências presentes nas populações mais vulneráveis, como mulheres e LGBTTS.
Também foi destacado que os direitos dessas populações que sofrem com a violência, além de serem poucos, não são respeitados. Foi chamada atenção para a violência que ocorre nos nossos biomas, como nos pampas gaúchos, e em relação ao aumento do encarceramento e da superlotação dos presídios, a criminalização do uso e consumo das drogas foram apontados como uma das principais causas. Discutiu-se propostas para a descriminalização destas.
Vera Lucia Dalzotto, coordenadora estadual da PCr para a questão da mulher presa falou sobre as graves violações e condições degradantes que as mulheres encarceradas no estado sofrem.
A mulher encarcerada é uma população ainda muito invisível, e fora do cárcere as mulheres estão sujeitas às mais diversas formas de preconceitos , torturas e opressão, que atingem filhos e demais familiares.
Por fim, a ES.PE.RE realizou um debate sobre os fundamentos da justiça restaurativa como ferramenta de saída no rompimento do círculo da violência apresentado.
A irmã Imelda Maria Jacob, coordenadora da ES.PE.RE, e padre Edinho, coordenador da PCR do estado, defenderam e apresentaram a Agenda Nacional pelo Desencarceramento também como saída para o encarceramento em massa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo