Pastoral Carcerária do Regional Leste I realiza sua 15ª Assembleia Estadual

 Em Igreja em Saída

Por Alexandre Nunes
Nos dias 28, 29 e 30 de julho aconteceu a 15ª Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária. O evento foi realizado na  Casa de retiros São Francisco de Sales, Comunidade Semente do Verbo no bairro Riachuelo (RJ).  O evento contou com a participação das Dioceses que compõe todo o Regional Leste I.
A assembleia foi organizada pela coordenação regional e contou com as participações dos coordenadores e agentes de pastoral. O principal objetivo da assembleia é auxiliar os agentes na formação espiritual e humana.
A abertura da assembleia foi realizada pelo assessor eclesiástico do Regional Leste I, Pe. Roberto. Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e bispo referencial para Pastoral Carcerária no Regional Leste I, também esteve presente. Através da celebração de liturgias, os  agentes tiveram a oportunidade de aprofundar sua espiritualidade. 
No dia 29, os agentes participaram de um retiro que contou com a pregação do Pe. Giuseppe Piero Olivero,  sacerdote missionário e membro do Movimento Contemplativo Missionário Padre de Foucauld. Padre Piero também é responsável pela missão aqui no Brasil. Durante sua pregação Pe. Piero convidou todos a meditar sobre a missão de Jesus durante a sua vida pública. Ele falou da importância  da humildade, da sociedade e do amor compassivo para que nos tornemos misericordiosos, como o mestre nos ensinou.
Os agentes também receberam o Sr. Dr. Marlon, Defensor Público. O profissional  ajudou a compreender como os profissionais podem recorrer à defensoria pública no caso de auxilio às ações pastorais.
Os representantes da RAESP (Rede de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário), também estiveram presentes. A RAESP foi criada em maio de 2006 e oficializada no dia 19 de outubro do mesmo ano, no auditório do Palácio do Catete, no estado do Rio de Janeiro.  A entidade aborda temas relacionados à necessidade de aprofundamento de assuntos referentes ao egresso do sistema penitenciário no Rio de Janeiro. O objetivo é melhorar a realidade dos egressos e presos e preparar a equipe para trabalhar e sensibilizar as autoridades quanto às demandas e direitos dos internos, egressos e seus familiares.
Foi apresentado também aos agentes o método aplicado na Justiça Restaurativa conhecido como Es.Pe.Re. O projeto surgiu em 1990,  dentro da cultura política de perdão e reconciliação usada pela prefeitura de Bogotá, na Colômbia. O objetivo era mediar resoluções pacíficas de conflitos entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o Estado e suas vítimas. Funciona hoje na Colômbia sob o nome de “territórios de paz”. No Brasil, o projeto foi implantado pela ONG Cdhep (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular). Chegou à PCr como ferramenta para implementação da justiça restaurativa e já tem apresentado excelentes resultados nos locais onde são aplicados.
Ao encerrar o evento, os agentes ouviram o posicionamento de Marcelo Naves, assessor da PCr nacional, sobre as atrocidades do encarceramento em massa ocorrido no Brasil. E assim, a pastoral estadual que hoje funciona com uma coordenação colegiada e que é formada por dois coordenadores de cada Diocese, poderá pensar em ações contra esta política para todo o Regional Leste I. Já há uma ação concreta sendo nesse sentido realizada com o nome de Mutirão da Saúde, “o Amor que cura”. A ação está sendo realizada em parceria com o Hospital da Providência de Deus na Usina Tijuca, Rio de Janeiro.
Foram dias de grande aprendizado, fraternidade e partilha entre todos os participantes. Os presentes puderam viver uma  profunda comunhão com os membros consagrados e vocacionados da Comunidade  Semente do Verbo. Eles acolheram todos os agentes da pastoral carcerária com grande alegria e dedicação.
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo