Dom Demétrio, que por anos foi bispo referencial da PCr, recebe carta do Papa

 Em Igreja em Saída

Dom Demetrio InternaEm 6 de fevereiro, Dom Luiz Demétrio Valentini, bispo de Jales (SP), completou 50 anos de ordenação sacerdotal. O fato foi lembrado pelo Papa Francisco, em carta por ele enviada ao bispo em 8 de janeiro deste ano.
“… conhecemos o teu trabalho que prestaste e continuas prestando junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde foste também responsável pela Cáritas, e também como delegado eleito para o Sínodo Especial para a América, e como membro da Comissão Especial do mesmo Sínodo. Celebrando pois o Jubileu de Ouro Sacerdotal, Venerável Irmão, muito te convém celebrar os louvores ao Pai Celeste, proclamando: “ó Senhor de todas as virtudes, quem será semelhante a ti?… Tu és meu Pai, meu Deus e o refúgio de minha vida” (Salmo 89, 9.27)”, afirma o Sumo Pontífice na carta.
A PCr Nacional também parabeniza a Dom Demétrio pelos 50 anos de sacerdócio, e expressa gratidão pelo período em que foi o bispo referencial da Pastoral Carcerária junto à CNBB.
Abaixo segue a íntegra da carta do Papa Francisco a Dom Demétrio
 
Mensagem do Papa Francisco a Dom Demétrio Valentini
Ao Venerável Irmão, Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo de Jales!
No dia 06 do próximo mês de fevereiro, com alegria completarás 50 anos de tua Ordenação sacerdotal.
Este evento singular de tua vida, por tantos dons concedidos neste longo espaço de tempo, se torna motivo de ação de graças Àquele de quem procedem todos os bens.
Chamado a seguir os passos de Cristo, completados os estudos filosóficos e teológicos, seja no Seminário Arquidiocesano de Porto Alegre no Brasil, ou na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, com ulterior formação literária, recebeste o Sacerdócio, e assumiste não poucos encargos na Diocese de Erexim, onde foste professor no Seminário Menor, e Reitor do Maior, Professor na Universidade, Promotor Vocacional e Pároco.
Em 1982, por ato de nosso antecessor, o Santo Papa João Paulo Segundo, de feliz memória, foste nomeado Bispo da Diocese de Jales, com a finalidade precípua de orientar os fiéis, instruí-los e santificá-los, tendo um especial cuidado dos fiéis leigos, convocando-os a empenhar suas forças na missão evangelizadora, “que é o primeiro serviço que a Igreja pode prestar ao homem e à humanidade inteira em nosso tempo, que fez admiráveis progressos, mas parece ter perdido o sentido das coisas supremas e de sua própria vida” (Redemptoris Missio).
Além disto, conhecemos o teu trabalho que prestaste e continuas prestando junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde foste também responsável pela Cáritas, e também como delegado eleito para o Sínodo Especial para a América, e como membro da Comissão Especial do mesmo Sínodo.
Celebrando pois o Jubileu de Ouro Sacerdotal, Venerável Irmão, muito te convém celebrar os louvores ao Pai Celeste, proclamando: “ó Senhor de todas as virtudes, quem será semelhante a ti?… Tu és meu Pai, meu Deus e o refúgio de minha vida” (Salmo 89, 9.27).
Cristo, o Príncipe dos Pastores, sob o auspício de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, com a intercessão de todos os santos desta Nação, de guarde, fortaleça e sustente, em sua providência e clemência.
E como sinal e expressão de nossa fraterna caridade, seja a Bênção Apostólica, que desta sede de São Pedro te concedemos, e por teu meio, a toda a tua comunidade eclesial.
Estejam sempre convosco, caríssimos filhos brasileiros, “a graça e a paz de Deus nosso Pai e de Cristo nosso Salvador!”. 
Vaticano, aos 08 de janeiro do ano de 2015, segundo de nosso Pontificado.
 
Assinado: Francisco

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo