Coordenadora da PCr da Diocese de Três Lagoas (MS) participa de programa de TV

 Em Igreja em Saída

No feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro, a coordenadora da Pastoral Carcerária no Estado do Mato Grosso do Sul, a senhora Rosilda Ribeiro Rodrigues Salomão, participou ao vivo do programa “Diocese em Ação”, transmitido pela emissora TVC e pela rádio Cultura de Três Lagoas.
CLIQUE AQUI E ASSISTA À ÍNTEGRA DO PROGRAMA
Rosilda Ribeiro enfatizou que a Pastoral Carcerária é um organismo da CNBB e que os agentes atuam gratuitamente, a partir de uma mística e a espiritualidade da PCr. “A nossa mística é ser a prePCr Tres Lagoassença de Jesus junto aos encarcerados. Junto com essa mística vem toda uma espiritualidade. Para ser agente da pastoral, precisamos estar alicerçados na oração, viver os sacramentos, levar ao nosso irmão tudo que a Igreja nos ensina, sempre estando pautados no Evangelho”, afirmou.
A coordenadora estadual da PCr de Mato Grosso do Sul contou que na cidade de três Lagoas, ela atua junto com outros dois leigos e com a Irmã Vanda e o Padre Luiz Mariano, visitando uma unidade prisional feminina duas vezes por mês e uma unidade masculina mensalmente. Segundo ela, a Pastoral fornece formação cristã no cárcere semanalmente às quartas-feiras e que desejam fazer mais ações, mas que não conseguem pela limitação da quantidade de integrantes da Pastoral. “Estamos iniciando uma caminhada e pretendemos ir a todos os estabelecimentos penais do nosso Estado, diocese, para conversar com os diretores, fazer um trabalho junto com os agentes penais. Será no tempo de Deus e aos poucos, pois temos outras atividades, comentou.
Rosilda motivou que novas pessoas façam parte da Pastoral Carcerária, tendo disponibilidade para formações específicas, e também manifestou o desejo de que se consolide uma pastoral de conjunto, para que o agir pelo irmão encarcerado não se restrinja à visita às unidades prisionais, mas também alcance seus familiares e a comunidade de onde vieram.  “Nós somos um, nos unimos para trabalhar em prol do nosso irmão encarcerado, ser para aquele irmão, a presença de Jesus Cristo”.
Por fim, Rosilda enfatizou que na espiritualidade cristã, Cristo mostra não tolerar o pecado, mas que sempre perdoa o pecador, e isso deve ser seguido por todos os cristãos. “Na vida, nós tropeçamos várias vezes, mas muitas vezes encontramos apoio no irmão que vai nos incentivando a melhorar, a ser a cada dia melhor para o outro. Assim também somos nós com os encarcerados”, afirmou, relatando que o trabalho da Pastoral local tem cada vez mais recebendo apoios na diocese.
Neste mês, a Pastoral Carcerária de Três Lagoas promoverá uma formação na própria cidade, no dia 11, e outra em Paranaíba, no dia 24.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo